5 bolsas e prêmios com inscrições abertas para pesquisadores e estudantes

Oportunidades são voltadas para todos os públicos: de empreendedores no setor de saúde a alunas de ensino médio e graduação destacadas em áreas da ciência

Procurando por oportunidades que podem alavancar seu projeto de pesquisa ou empreendimento? Reunimos prêmios e iniciativas de aceleração voltados a reconhecer iniciativas inovadoras em diversas áreas da ciência. Confira abaixo:

1. Meninas Cientistas: 2º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher

Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para a segunda edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, criado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em homenagem às cientistas brasileiras.

Desta vez, o prêmio será concedido a uma estudante do ensino médio e a uma aluna de graduação, cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes destacadas em atividades científicas como feiras, olimpíadas e atividades similares.

As alunas deverão ser indicadas ao prêmio por escolas, universidades, organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional. Para increvê-las, basta mandar um e-mail para premiocarolinabori@sbpcnet.org.br com as seguintes informações: minibiografia da candidata, currículo atualizado na Plataforma Lattes e, no mínimo, uma carta de recomendação do orientador do projeto. Além disso, deverá ser encaminhado um documento explicando o desenvolvimento do projeto ou da atividade científica realizada, seus objetivos alcançados e sua relevância. O trabalho pode estar em andamento, não precisa estar concluído.

Para mais informações, confira o regulamento do prêmio.

2. 4ª chamada pública de apoio à ciência do Instituto Serrapilheira

O Instituto Serrapilheira já lançou seu edital para a 4ª chamada pública de apoio à ciência, cujas inscrições estarão abertas entre 16 de novembro e 16 de dezembro. Até 12 jovens cientistas com projetos em ciências naturais, ciência da computação e matemática poderão ser selecionados para receber apoios de R$ 200 mil a R$ 700 mil, que valem por três anos.

Veja o texto na íntegra: Galileu