Ciência e tecnologia para atrair jovens e crianças

Uma ciência atraente, lúdica, divertida e presente no nosso cotidiano. Essa é a aposta da programação da SBPC Jovem e Mirim para atrair as mentes curiosas de jovens e crianças que estiverem visitando o campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) durante a 66ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), de 22 a 27 de julho. Um planetário com cúpula inflável, exposições interativas, museu itinerante, jogos educacionais digitais, trilhas, palestras e um Circo da Ciência fazem parte das atividades para o público jovem. Já a criançada terá brinquedos cantados, jogos, oficinas de desenho e dobradura, ateliê de leitura e contação de histórias e muitas brincadeiras. Uma programação diversificada com atrações para toda a família.
Brincadeiras, exposições, palestras e até um circo estão na programação da SBPC Jovem e Mirim, no Acre
Uma ciência atraente, lúdica, divertida e presente no nosso cotidiano. Essa é a aposta da programação da SBPC Jovem e Mirim para atrair as mentes curiosas de jovens e crianças que estiverem visitando o campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) durante a 66ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), de 22 a 27 de julho.
Um planetário com cúpula inflável, exposições interativas, museu itinerante, jogos educacionais digitais, trilhas, palestras e um Circo da Ciência fazem parte das atividades para o público jovem. Já a criançada terá brinquedos cantados, jogos, oficinas de desenho e dobradura, ateliê de leitura e contação de histórias e muitas brincadeiras. Uma programação diversificada com atrações para toda a família. 
De acordo com a professora Tatiane Castro dos Santos, do Centro de Educação, Letras e Artes – CELA, da UFAC, responsável pelo evento o objetivo é proporcionar aos jovens e crianças um encontro com o mundo da ciência e da tecnologia, de modo que eles possam perceber o quanto estas estão presentes em nosso cotidiano. “Queremos despertá-los para o fazer ciência”, afirma.
A SBPC Jovem, realizada desde 1993, reúne atividades dirigidas aos estudantes do Ensino Básico (da Educação Infantil ao Ensino Médio) e visam a despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. É uma oportunidade para troca de conhecimentos e de criação de espaços de expressão e de apreensão do saber fazer ciência. 
A programação da SBPC Jovem está articulada com o tema central da 66ª Reunião Anual da SBPC: “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”, criando um espaço convidativo e possibilitando um encontro desafiador entre o jovem e a ciência em plena Amazônia. Entidades científicas, órgãos governamentais e associações estão juntos nesta grande viagem ao mundo do conhecimento.
A expectativa dos organizadores é que o evento atraia o público em geral, apesar de o foco ser os estudantes da educação básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio. “Esperamos uma grande participação, pois é a primeira vez que o Acre recebe e sedia um evento científico dessa magnitude. E no que se refere à SBPC Jovem e Mirim, acreditamos que nosso público ficará encantado com as atividades disponíveis que, para muitos será novidade”, aposta a professora Tatiane.
O evento conta com o apoio do Museu Itinerante Ponto UFMG, Programa AEB Escola (Agência Espacial Brasileira), Planetário do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e do Projeto SesCiência, além das secretarias estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre e da Secretaria Municipal de Educação.
Para conferir a programação completa acesse: http://www.sbpcnet.org.br/riobranco/arquivos/8sbpcjovem.pdf
(Ascom SBPC)