Governador decreta 2014 como o “Ano da C&T no Acre”

Diante da perspectiva de reunir um público considerável no maior encontro científico do País, o governador Tião Viana assinou na última sexta-feira (31/01) o decreto n° 6.951 que institui 2014 como o “Ano da Ciência e Tecnologia no Acre” em função da realização da 66ª Reunião Anual da SBPC no Estado. O evento será realizado na semana de 22 a 27 de julho, na Ufac, em Rio Branco, pela primeira vez.A criação do Ano da Ciência e Tecnologia no Acre confirma a proposta do governador feita ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Antônio Raupp, de unir esforços para preparar uma das melhores reuniões da história da SBPC.
Empenho é realizar uma das melhores reuniões da história da SBPC
Diante da perspectiva de reunir um público considerável no maior encontro científico do País, o governador Tião Viana assinou na última sexta-feira (31/01) o decreto n° 6.951 que institui 2014 como o “Ano da Ciência e Tecnologia no Acre” em função da realização da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Estado. O evento será realizado na semana de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, pela primeira vez.
A criação do Ano da Ciência e Tecnologia no Acre confirma a proposta do governador feita ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Antônio Raupp, de unir esforços para preparar uma das melhores reuniões da história da SBPC.
O decreto foi assinado na presença do reitor da Ufac, Minoru Kinpara, e de Guida Aquino, professora da mesma universidade e coordenadora local da Reunião Anual da SBPC, além do secretário geral da SBPC, Aldo Malavasi. Participaram também da cerimônia o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Marcelo Minghelli, o diretor-presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia do Acre (Funtac), Luís Augusto Mesquita;  e a chefe da Casa Civil em exercício, Nazareth Araújo Lambert.
Marco na ciência do Acre

Na opinião do governador do Acre, a realização da Reunião Anual da SBPC será um marco para o Estado.  “O evento nos presenteará com a vinda de milhares de pessoas do mundo para um encontro de conhecimento, de respeito e reverência para a ciência e nós vamos ter de fazer a melhor acolhida possível. A grande marca do povo do Acre é a hospitalidade. Esse encontro será uma celebração para nós.”
O secretário da SBPC, Malavasi, concorda que a realização do evento entrará para a história do Acre que deve ganhar projeção nacional na área de ciência e tecnologia.
No caso da criação do Ano Internacional da Ciência e Tecnologia no Acre, Malavasi avalia que a iniciativa reflete o comprometimento do Estado, igualmente de toda comunidade científica, com os preparativos para a 66ª Reunião Anual da SBPC. “Mostra que estão comprometidos com a proposta de fazer uma reunião completa envolvendo todos os setores da sociedade acreana”, disse Malavasi, que visitou o Acre na semana passada para acompanhar o andamento das atividades para a 66ª Reunião Anual da SBPC no Estado.   
Por sua vez, o reitor da Ufac avalia que o evento representa um orgulho para a Ufac e “nosso” Estado. “Estamos muito empenhados para fazer uma das melhores reuniões da SBPC que o País já teve.”
Apoio da Prefeitura

Além do governador acreano, das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), de Educação e Esporte (SEE) e do Meio Ambiente, o secretário geral da SBPC reconhece o apoio da Prefeitura de Rio Branco que colocou à disposição dos organizadores da 66ª Reunião Anual da SBPC vários departamentos do órgão ligados a atividades culturais.
(Jornal da Ciência, com informações da Agência de Notícias do Acre e da Ufac)