SBPC Cultural é lançada em Rio Branco (AC)

A SBPC Cultural foi lançada nesta segunda-feira (21/07) no campus da Ufac, em Rio Branco. A atividade faz parte da programação da 66ª Reunião da SBPC, que começa na capital do Acre nesta terça-feira (22) e vai até domingo (27). O intuito dos organizadores da programação batizada “SBPC Cultural: Embarque nessa aventura” é difundir a cultura acreana no maior evento científico do País. Lançamentos de livros, exposições e apresentação de cantores regionais são algumas das atividades da SBPC Cultural. Conforme o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, o evento é uma oportunidade de mostrar a beleza da arte e da cultura acriana ao público de outros estados e de outros países.
Para reitor da UFAC, evento é uma oportunidade de mostrar a beleza da arte e da cultura acreana ao público de outros estados brasileiros e do exterior.
A SBPC Cultural foi lançada nesta segunda-feira (21/07) no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. A atividade faz parte da programação da 66ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa na capital do Acre nesta terça-feira (22) e vai até domingo (27). 
O intuito dos organizadores da programação batizada “SBPC Cultural: Embarque nessa aventura” é difundir a cultura acreana no maior evento científico do País. Lançamentos de livros, exposições e apresentação de cantores regionais são algumas das atividades da SBPC Cultural. 
Conforme o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, o evento é uma oportunidade de mostrar a beleza da arte e da cultura acreana ao público de outros estados e de outros países. A expectativa é de que a 66ª Reunião Anual da SBPC reúna diariamente mais 10 mil pessoas do Brasil e do exterior. 
“Temos muitas coisas boas para mostrar tanto para o Brasil como para o mundo”, reforçou Kinpara. “Além de termos excelentes pesquisadores na Universidade, desenvolvendo trabalhos científicos de excelência, temos também grandes artistas da terra.”

Colhendo frutos científicos  
Também presente ao lançamento da SBPC Cultural, a diretora da SBPC, Regina Pekelmann Markus, destacou o fato de o Acre sediar, pela primeira vez, o maior evento científico do Brasil. Para ela, o Estado deve colher “o que há de melhor” da ciência nacional e internacional ao sediar a 66ª Reunião Anual da SBPC. 
“É a primeira vez que várias sociedades científicas internacionais participam de uma reunião anual da SBPC e, ao mesmo tempo, teremos o que é de cultural, o que é de local e o que é da terra. Com isso, formaremos a chamada rede do conhecimento. E através da rede do conhecimento, usando a educação, vamos conseguir mudar este País, o que a SBPC já vem fazendo há muitos anos”, disse Regina, professora titular de Fisiologia da USP.
Dentre outras instituições internacionais, participam da 66ª Reunião Anual da SBPC a Associação Europeia para Ciência (EuroScience), o Congresso de Associações de Ciência da Índia (ISCA) e a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), sociedades científicas similares à SBPC. 
A primeira atividade da SBPC Cultural acontece nesta terça-feira, 22, às 19 horas, no Teatro Universitário da UFAC, quando da abertura solene do evento científico. Haverá apresentação do pianista com Chico Chagas e apresentação do Trio de Cordas da própria Universidade.
(Jornal da Ciência)