Helena Nader: Reunião supera as expectativas

O fato de São Carlos ser uma cidade de perfil universitário e rodeada por instituições e empresas de tecnologia de ponta, poderia fazer com que um encontro dedicado à educação, ciência, tecnologia e inovação, não provocasse muito impacto na cidade, já acostumada a eventos dessa natureza. Mas para a presidente da SBPC, Helena B. Nader, o que está acontecendo nesta semana, durante a 67ª. Reunião Anual, é surpreendente e supera as melhores expectativas. “O que vemos, desde a manhã de 2ª. feira, são salas lotadas por um público constituído sobretudo por professores, pesquisadores e estudantes, que assistem e participam de apresentações e debates sobre educação, ciência, tecnologia e inovação, apesar de estarmos em período de férias”, comemora Nader
Para Helena Nader, presidente da SBPC, participação do público, cientistas, ministros e dirigentes de instituições de CT&I, surpreende pelo envolvimento e participação ativa nas atividades do encontro, que acontece entre os dias 12 e 18 de julho
O fato de São Carlos ser uma cidade de perfil universitário, e rodeada por instituições e empresas de tecnologia de ponta, poderia fazer com que um encontro dedicado à educação, ciência, tecnologia e inovação, não provocasse muito impacto na cidade, já acostumada a eventos dessa natureza. Mas para a presidente da SBPC, Helena B. Nader, o que está acontecendo nesta semana, durante a 67ª. Reunião Anual, é surpreendente e supera as melhores expectativas. “O que vemos, desde a manhã de segunda-feira, são salas lotadas por um público constituído, sobretudo, por professores, pesquisadores e estudantes, que assistem e participam de apresentações e debates sobre educação, ciência, tecnologia e inovação, apesar de estarmos em período de férias”, comemora Nader.
Para a presidente da SBPC, o encontro que diariamente, entre os dias 12 e 18 de julho, promove dezenas de sessões paralelas, com palestras, mesas redondas, seminários e minicursos, surpreende também pelo elevado nível dos debates entre os cientistas e pesquisadores que se dispuseram a vir de todo o País para falar de seus projetos e especialidades ao público reunido em São Carlos. “Além das sessões mais voltadas para a pesquisa e o desenvolvimento de ponta, do que se faz de mais avançado no Brasil em todas as áreas do conhecimento, contamos também com a presença de dois ministros, o da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e da Educação, Renato Janine Ribeiro, que desde domingo à noite, dia da abertura do evento, participaram de diversos debates e encontros,” salientou Helena.
Além dos ministros, participam da Reunião Anual os dirigentes das principais agências de fomento à ciência e tecnologia do País, como os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo), e outras. Nader comenta que “é uma oportunidade única para que estes dirigentes possam prestar contas à sociedade sobre os investimentos públicos em educação, ciência, tecnologia e inovação, que sabemos, apesar do momento de crise, são fundamentais para garantir um futuro melhor para a sociedade brasileira”.
Destaques
Alguns debates que já aconteceram foram destacados por Helena, como a cerimônia em comemoração aos 30 anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na terça-feira à noite, que contou com a presença de quatro ex-ministros, além de mensagens enviadas por todos os outros que não puderam comparecer. “Estas três décadas de existência do MCTI estão diretamente associadas a um crescimento vertiginoso da produção científica nacional. Tenho certeza de que foi uma decisão acertada do governo, que acatou sugestão da comunidade científica na época, quando o professor Crodowaldo Pavan era presidente da SBPC.”
A presidente Helena também salientou algumas sessões que atraíram grande público como mesas sobre educação superior e políticas públicas; o papel da universidade no sistema nacional de inovação; o movimento indígena e o contexto político atual; nanomateriais e nanomedicina; buracos negros; a emenda constitucional 85, que vai propiciar maior interação entre universidades e empresas, entre outras. “É uma grande diversidade de temas que oferecem um debate riquíssimo. Também é interessante observar a capacidade de participação e contribuição que está sendo demonstrada pelo público nas plateias, sobretudo jovens estudantes, que nem mesmo em sessões ministradas em inglês, como a que realizamos na terça-feira com representantes de sociedades científicas coirmãs da SBPC, dos EUA e da Europa, deixaram de fazer comentários e perguntas”, comentou Helena.
Público
Outro ponto a destacar tem sido a participação do público nas mostras e exibições que integram a SBPC, como a ExpoT&C, as SBPC Jovem e Mirim, Indígena, e Cultural. Nader comenta que “somente na quarta-feira, recebemos cerca de 1500 estudantes do ensino fundamental da rede pública de São Carlos e região, e já temos conhecimento que outros 1500 visitarão nossos espaços. É emocionante toda essa possibilidade de mostrar ao público jovem o que o nosso País produz em ciência, tecnologia e inovação, e abrir em suas mentes o interesse pelo conhecimento”.
A expectativa agora é que a Reunião em São Carlos continue atraindo e envolvendo o público da cidade e da região, e que no sábado, dia 18, culmine com a visitação das famílias são carlenses. “Queremos estar de portas e corações abertos para receber a todos no Dia da Família na Ciência, entre 9 e 17 horas, nas mostras da ExpoT&C e na SBPC Jovem. Será um bonito momento de interação entre jovens, crianças, pais, e o que se faz de melhor na ciência brasileira”, convida a presidente da SBPC.
(Fabíola de Oliveira/ SBPC)