A ciência e a natureza do Cariri são temas da nova edição impressa do JC

O Jornal da Ciência traz um breve panorama dessa região no sul do Ceará, a partir da programação da Reunião Regional da SBPC, realizada em maio na Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato

0001-9

A SBPC realizou entre os dias 3 e 6 de maio sua Reunião Regional no Cariri. Esperávamos, com muito otimismo, um público de cerca de três mil pessoas, considerando que a região, formada por nove municípios, não chega a 600 mil habitantes. Mas fomos surpreendidos com a participação de mais de 7 mil pessoas, entre estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores, além de alunos do ensino básico, professores e membros da comunidade local. A Reunião foi também uma oportunidade de trazer pessoas de fora para conhecer a riqueza natural do Cariri e, também, sua ciência e educação de alto nível. A nova edição do Jornal da Ciência impresso dedica-se a fazer um breve panorama dessa região no sul do Ceará, a partir da programação da RR.

Com sede na Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, a RR foi marcada pela grande interação com o público, pelas sessões com salas lotadas e por debates riquíssimos. Conforme destacou a presidente da SBPC, Helena Nader, isso demonstra a necessidade de realizar mais eventos como esse pelo interior do País.

O evento nos mostra também o quanto é urgente conhecer a importância da ciência que produzimos em todas as regiões do País, torná-la assunto do nosso cotidiano e uma prioridade nacional. Mas, infelizmente, não é isso que temos visto nos últimos anos, já que a nossa ciência tem sido esquartejada por contínuos cortes orçamentários. Como demonstrou Nader, em conferência sobre a situação da CT&I no País, em 11 anos, perdemos R$ 40,8 bilhões com contingenciamentos.

Em artigo sobre o papel estratégico da URCA na formação de professores, Francisco do Ó de Lima Júnior, vice-reitor, Antônio Germane Pinto, chefe de Gabinete da Reitoria, e Francisco Egberto Melo, pró-reitor de Ensino de Graduação da URCA, comentam que a Instituição é uma referência na educação cearense. Seus 17 cursos de licenciatura cobrem praticamente todas as áreas do campo da formação docente, contribuindo para o desenvolvimento de uma região carente em qualificação.

Já o nosso entrevistado, Jerônimo Gonçalves da Silva, aluno do último ano de licenciatura em Teatro na URCA e professor no ensino básico da rede pública, pelo Programa de Iniciação à Docência (Pibid), faz uma análise crítica da realidade dessas escolas do Cariri.

Na programação científica, discutimos, ainda na educação, como políticas públicas podem colaborar para a valorização dos professores, e qual o papel da avaliação na expansão do ensino superior pelo País e sua importância na definição de políticas. A programação científica trouxe também debates sobre a integração entre a biodiversidade e a biotecnologia para novas tecnologias de aproveitamento de alimentos, os desafios para o saneamento básico no Nordeste e a riqueza da flora e da fauna do Cariri.

Além da programação científica, essa RR inovou na realização dos 35 minicursos, que aconteceram pela primeira vez em um único dia, antes das conferências e mesas-redondas.

E como não poderia faltar, a Reunião Regional teve ainda em sua programação as atividades da SBPC Jovem, mostra científica com atividades gratuitas e abertas a todos, que atraiu mais de 3 mil pessoas em três dias.

No último dia do evento, um grupo de participantes visitou dois geossítios do Geopark Araripe, o primeiro geoparque das Américas e do Hemisfério Sul. Com formações de até 450 milhões de anos, e uma área de quase 4 mil km2, é considerado um dos projetos de desenvolvimento socioeconômico mais importantes do governo do Ceará. Os visitantes conheceram também o Museu de Paleontologia da URCA. Localizado em um prédio modesto, no município de Santana do Cariri, o museu é uma referência para pesquisadores de todo o mundo e recebe mais de dois mil visitantes por mês.

Agora a nossa expectativa é ter o mesmo sucesso de participação de público e de qualidade de discussões na Reunião Anual da SBPC, que realizaremos entre os dias 16 e 22 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Contamos com presença e participação de todos.

A versão em PDF da edição impressa pode ser acessada neste link.

Jornal da Ciência