A necessária defesa da comida de verdade

Em artigo para a nova edição do Jornal da Ciência Especial, economista do Inesc mostra que além da fome, parte da população brasileira padece de obesidade e contaminação de alimentos por meio de agrotóxicos

foto artigoA alimentação inadequada, tanto pela insuficiência como pelo seu caráter pouco saudável, são as faces de uma mesma moeda que, por vezes, se entrelaçam, aponta a economista Nathalie Beghin, Coordenadora da Assessoria Política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

Em artigo exclusivo para o JC, Beghin, que é formada pela Université Libre de Bruxelles, com mestrado e doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB), afirma que a fome, colocada como prioridade de combate pelo governo Lula, não é o único problema decorrente de uma alimentação inadequada. A contaminação de alimentos por meio de agrotóxicos, o sobrepeso e a obesidade são questões que irão requerer atenção especial devido aos seus fortes impactos na saúde de milhões de pessoas, podendo levar à morte.

Leia o artigo completo na nova edição do Jornal da Ciência Especial, já disponível para download gratuito no site www.jornaldaciencia.org.br, na aba Edições Impressas.

Janes Rocha – Jornal da Ciência