Abrasco participa da série de vídeos “200 anos da Ciência brasileira”

SBPC convidou sociedades científicas afiliadas para falarem sobre as contribuições das diferentes áreas para o País em ano de celebração do Bicentenário da Independência. Conheça a entidade

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convidou sociedades científicas afiliadas para falarem sobre as contribuições das diferentes áreas para o País em ano de celebração do Bicentenário da Independência na série de vídeos “200 anos da Ciência brasileira”.

A série, que começou a ser divulgada em 12 de setembro fez parte da 74ª Reunião Anual da SBPC, realizada em julho, na Universidade de Brasília (UnB).

abrascoRosana Onocko Campos, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em vídeo gravado para a atividade, faz um balanço dos avanços da ciência e da saúde nesses 200 anos de independência do Brasil.

Segundo ela, entre os avanços estão as descobertas dos mecanismos de transmissão das doenças, a existência de um mundo invisível e microbiológico, além do entendimento de que as relações humanas também são ciência.

Campos comenta ainda os momentos difíceis vividos pelo País, como a Ditadura, que levou à criação de movimentos e entidades sociais com o objetivo de discutir e desenvolver a saúde brasileira. “Diante da censura e do cerceamento das liberdades democráticas, programas de pós-graduação em saúde pública e de medicina social e comunitária começaram a mudar os enfoques de suas pesquisas e começaram a olhar para as temáticas sociais que envolviam a saúde. Essa movimentação acadêmica e política começou a alimentar sonhos e desejos de um grupo de pesquisadores, gestores municipais e profissionais da área da saúde, que passaram a divulgar propostas de que era, sim, possível organizar os serviços de saúde, orientados e preocupados com a cidadania. Essa ideia, que juntou o conhecimento científico à ação profissional nos serviços de saúde, deu frutos a algumas organizações, sendo uma delas a Abrasco, que foi fundada em 1979″, contou.

Veja o vídeo no canal da SBPC no Youtube na íntegra e os demais que compõem a série.

Jornal da Ciência