Tags:

Novos membros da ABC tomam posse

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizou nesta terça-feira (6), no Rio de Janeiro, a cerimônia de diplomação e posse de vinte e três novos membros titulares. Entre os empossados, dois pesquisadores que participaram da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC): Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, do Museu Nacional/UFRJ e Carlos Alexandre Netto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A presidente da SBPC, Helena Nader, que participou da entrega dos diplomas, destacou a posse dos ex-diretores da SBPC. "É uma grande alegria vê-los tomar posse na ABC", enfatizou.

Presidente da SBPC destaca a presença de ex-diretores entre os empossados

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizou nesta terça-feira (6), no Rio de Janeiro, a cerimônia de diplomação e posse de vinte e três novos membros titulares. Entre os empossados, dois pesquisadores que participaram da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC): Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, do Museu Nacional/UFRJ e Carlos Alexandre Netto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A presidente da SBPC, Helena Nader, que participou da entrega dos diplomas, destacou a posse dos ex-diretores da SBPC. “É uma emoção ver o Otávio Velho, que foi nosso vice-presidente, fazer parte da Academia. Ele é um antropólogo incrível e um grande amigo. Já o Alexandre Netto sempre foi muito ativo na SBPC. É uma grande alegria vê-los tomar posse na ABC”, enfatizou.
 
Em seu discurso o presidente da ABC, Jacob Palis, lembrou que a entidade está perto de completar 100 anos (será em 2016) e ressaltou os esforços da academia para a aproximação dos setores científico e empresarial. “Estamos sempre promovendo encontros entre os membros da academia, empresas e governo. Essa parceria é essencial para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do País”, defendeu.
 
Presente ao evento, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clelio Campolina Diniz discursou enfatizando o papel de vanguarda da Academia Brasileira de Ciências para o desenvolvimento do setor no País. Ele convocou os recém-nomeados a participar da construção de um novo programa de CT&I com o ministério.
 
“Junto com a educação, estou convencido que a ciência, tecnologia e inovação formam a base estruturante para um desenvolvimento econômico com justiça social e sustentabilidade. Com isso poderemos reduzir as desigualdades e melhorar a inserção do Brasil no cenário internacional”, ressaltou o ministro.
 
Também participaram da solenidade o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Sérgio Alves Vieira; o secretário municipal, Franklin Dias Coelho; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Sergio Roberto Fernandes dos Santos; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Ruy Garcia Marques.
 
(Edna Ferreira/Jornal da Ciência)