Agradecimentos a três grandes homens

Marcia Pinheiro Margis, presidente da Sociedade Brasileira de Genética (SBG), homenageia os três presidentes da SBG que faleceram em setembro: Warwick Estevam Kerr, Horácio Schneider e Francisco Mauro Salzano

O ano de 2018 chegou anunciando festas: os 90 anos do Prof. Salzano e o  Congresso Internacional de Genética sendo realizado pela primeira vez na América Latina. Foi um grande ano para a SBG.

Mas como a vida arbitrariamente nos brinda com jubilo, mas também com momentos de profunda tristeza, depois de tantas alegrias, estamos finalizando o mês de setembro de luto, muito tristes pela perda de três homens ilustres, três figuras fundamentais da história da genética brasileira, três brilhantes cientistas.

No dia 15 de setembro o professor  Warwick Estevam Kerr nos deixou. O dia 27 de setembro foi anunciado por uma madrugada triste na qual o Professor Horácio Schneider também nos deixou. Ainda sob o impacto da morte prematura do Prof. Horácio, a noite veio e levou também o Prof. Salzano.

Os três presidiram a Sociedade Brasileira de Genética em duas gestões: O Prof.  Warwick Estevam Kerr foi presidente da SBG entre 1964-1966 e 1994-1996. O Professor Horácio Schneider foi presidente da SBG nas gestões 2000-2002 e 2006-2008; e Professor Salzano foi presidente entre 1966-1968 e 2004-2006. Os três foram grandes cientistas e professores e contribuíram de maneira inestimável para o desenvolvimento da ciência brasileira.

Eles foram brilhantes nas suas trajetórias e deixam juntos um inestimável legado não só em obras e realizações, mas acima de tudo em recursos humanos, cientistas que hoje seguem espalhando pelo mundo seus ensinamentos. Pessoas como eles deixam suas próprias vidas como exemplos para as próximas gerações.

Eles estão partindo neste mês de setembro, no alvorecer da primavera, mas antes de ir, nos permitiram aproveitar a grande celebração que foi o Congresso Internacional de Genética. Permitiram que vivenciássemos com plena alegria tantas experiências inesquecíveis em Foz do Iguaçu. Só então, na certeza de que a SBG havia cumprido a missão que se impôs para o ano de 2018,  aceitaram nos dizer adeus e se foram, juntos, deixando para trás muitas saudades. Quanta consideração e elegância meus queridos Warwick Estevam Kerr, Horácio Schneider e Francisco Mauro Salzano.

Muito obrigada por tudo que vocês fizeram pela ciência e pelos cientistas brasileiros.
Marcia Pinheiro Margis
Presidente da Sociedade Brasileira de Genética

 

Leia também:

Jornal da Ciência –

SBPC lamenta a morte de Francisco Mauro Salzano

SBPC lamenta morte de Horacio Schneider

SBPC lamenta profundamente morte do geneticista e professor Warwick Estevam Kerr