Aluno da Uncisal ganha primeiro lugar do Brasil em Iniciação Científica

O esforço nos estudos e a dedicação fez toda a diferença para o jovem Jhony Wilams Gusmão do Nascimento. Estudante do 4º ano do curso de medicina Uncisal o jovem é o primeiro alagoano a ganhar o primeiro lugar no Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica 2013, na categoria Bolsista de Iniciação CNPq. O estudante que ingressou na Uncisal por intermédio das cotas sociais, com a orientação da professora da Uncisal, Luciana Corá concorreu com o trabalho Técnicas biomagnéticas: novas abordagens para investigação das interrelações entre a motilidade gastrintestinal, parâmetros biofarmacêuticos e clínicos.
O esforço nos estudos e a dedicação fez toda a diferença para o jovem Jhony Wilams Gusmão do Nascimento. Estudante do 4º ano do curso de medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) o jovem é o primeiro alagoano a ganhar o primeiro lugar no Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica 2013, na categoria Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O estudante que ingressou na Uncisal por intermédio das cotas sociais (alunos procedentes de escolas públicas), com a orientação da professora da Uncisal, Luciana Corá concorreu com o trabalho Técnicas biomagnéticas: novas abordagens para investigação das interrelações entre a motilidade gastrintestinal, parâmetros biofarmacêuticos e clínicos.
Para a Reitora da Uncisal, Rozangela Wyszomirska, a premiação reafirma o papel do ensino superior para o desenvolvimento científico e demonstra mais uma vez que oferecendo-se oportunidades aos jovens, eles evoluem, desenvolvendo habilidades, independente de sua condição social.
Jonhy destacou que ao chegar ao laboratório nada sabia. De forma tímida foi se familiarizando e se envolvendo pela pesquisa. Destacou ainda que “o comprometimento e a dedicação da orientadora e de toda a equipe é fundamental para chegar a resultados positivos”.
“Ganhar o prêmio foi uma surpresa. Como aluno de escola pública e depois de ingressar na universidade pelo sistema de cotas e conseguir me destacar entre estudantes de universidades de todo o país, estou ainda sem crer nesta vitória”, desabafou o jovem estudante momentos depois de saber que era o vencedor nacional.
O reconhecimento do empenho do estudante da Uncisal “revela a importância do trabalho em grupo e a linha de comprometimento com a pesquisa. Ninguém trabalha sozinho”, destacou Luciana Corá.
O prêmio tem a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).