Além da Ciência: retrato em família de Cesar Lattes

Em entrevista exclusiva, filhas de Lattes revelam o lado humano do renomado físico. Confira na nova edição da Ciência & Cultura

WhatsApp Image 2024-04-16 at 09.23.51

Por trás do renomado físico Cesar Lattes, conhecido por suas contribuições revolucionárias na física de partículas, há um lado muitas vezes esquecido: o homem de família dedicado e amoroso. Engana-se quem pensa que, mesmo imerso em sua intensa vida profissional, Lattes se distanciou de sua amada Martha Siqueira Netto e de suas queridas filhas Maria Carolina, Maria Cristina, Maria Lúcia e Maria Tereza. Em cada passo de sua jornada científica, ele carregava consigo o amor e a presença forte que marcavam sua relação com a família. Isso é o que mostra entrevista da nova edição da Ciência & Cultura, que celebra o centenário do físico brasileiro.

O físico não poupava esforços para garantir o bem-estar da família e para proporcionar às suas filhas o máximo de acesso ao conhecimento. Ele valorizava cada conquista delas, mesmo que parecesse trivial aos olhos de outros. Além disso, Lattes cultivava o apreço da família pela cultura brasileira, especialmente pela música, enriquecendo ainda mais o ambiente familiar com arte e sabedoria. Nesta entrevista exclusiva, as filhas de Cesar Lattes nos conduzem por um retrato íntimo e emocionante da vida familiar do renomado cientista. Juntas, elas compartilham memórias e revelam o lado humano por trás do gênio que marcou a história da ciência brasileira.

Confira a entrevista completa:https://revistacienciaecultura.org.br/?p=5779

Ciência e Cultura