Amapá apura se idoso que viajou do AM e foi internado com Covid está infectado por nova variante

Segundo a SVS, ele viajou de Manaus, passou mal e foi atendido na quinta-feira (18) em Santana. Familiares e pessoas que tiveram contato com ele devem ser avaliados também

Um idoso de 92 anos, que viajou em voo comercial de Manaus para Macapá, passou mal e foi internado na quinta-feira (18) com Covid-19 no Amapá. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) investiga se ele foi infectado com uma nova variante do novo coronavírus.

Inicialmente, ele foi atendido no Hospital Estadual de Santana, com alto índice de comprometimento pulmonar. Em seguida, foi encaminhado ao Centro Covid do Hospital Universitário (HU) da Unifap, na capital.

Em nota, a SVS explicou que recomendou ao hospital para isolar o paciente e que “fará a coleta de amostra para envio imediato ao laboratório de referência Instituto Evandro Chagas [IEC]”, em Belém (PA), “para que seja feito o sequenciamento genético em busca de uma nova variante do vírus”.

Familiares e pessoas que tiveram contato com ele também devem ser avaliados.

Uma nova variante do novo coronavírus foi identificada no Amazonas em janeiro, e foi chamada de P1.

Por enquanto, o que os cientistas sabem é que as mutações sofridas pelo vírus tornaram as variantes mais transmissíveis, ou seja, são capazes de infectar mais pessoas. Por isso, as variantes podem provocar um aumento rápido no número de casos, como aconteceu em Manaus, o que pode gerar colapso no sistema de saúde.

Veja o texto na íntegra: G1