Apagão no CNPq: Marcos Pontes diz que não houve perda de dados

Mesmo assim, pesquisadores têm receio do atraso de pagamentos e a SBPC questiona a falta de manutenção no sistema

O ministro do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) Marcos Pontes, publicou um vídeo nesta quarta-feira (28) em suas redes sociais informando que mesmo com o apagão na plataforma lattes, nenhum dado foi perdido. Pesquisadores de todo o país não conseguem acessar, desde o fim de semana, os diretórios do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

“Teve um problema no componente do computador”, destacou Pontes no vídeo, “mas não teve prejuízo de dados, todos os dados estão preservados”. O ministro afirmou, ainda, que uma empresa foi contratada e em breve tudo estará normalizado.

Para o presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o professor Renato Janine Ribeiro, “um defeito em uma peça gerou esse problema, acredito que em breve o Lattes esteja de volta, foi mais um susto, mas o que de fato preocupa é a falta de manutenção no CNPq”, avalia. “É preciso que haja um cuidado maior, numa situação análoga, não podemos ver o Tupã, responsável pela previsão do tempo, ser desligado por falta de recursos.”

Veja o texto na íntegra: R7