Apagão no CNPq preocupa a comunidade científica

Em entrevista ao Jornal da Cultura, da TV Cultura, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro fala sobre responsabilidades do governo

A queda do sistema do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que já dura mais de uma semana, tem preocupado a comunidade científica, informa o Jornal da Cultura, da TV Cultura, de sexta-feira, 30 de julho. O telejornal destaca que suas plataformas são essenciais para concessão de bolsas para estudantes e coordenação de estudos em diferentes grupos no Brasil e no mundo. Entre os sistemas mais afetados, está a plataforma lattes.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, afirma que o episódio preocupa. “O governo tem de responder pelo patrimônio científico, cultural e histórico do Brasil porque o prejuízo de você não tomar as medidas corretas no momento certo é gigantesco”, afirma.

Segundo a reportagem, em vídeo publicado pela organização, o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, assegura que o backup das informações está preservado.  “Foi uma questão técnica, a falha de uma peça que pode ser substituída, assim, podemos afirmar com segurança. Divulgamos que o backup das informações está garantido, sabemos que essa é a grande preocupação, e foi nossa prioridade ter certeza dessa garantia, para poder informar o mais rápido possível toda a comunidade”, disse.

Veja a reportagem na íntegra: Jornal da Cultura/TV Cultura

Jornal da Ciência