Assine a petição pela liberação dos recursos para CT&I

SBPC conclama todos os sócios, sociedades afiliadas, professores, pesquisadores e amigos da ciência a acessar www.change.org/FNDCTsemvetos e ajudar o abaixo-assinado a chegar a 1 milhão de assinaturas! Juntos, podemos derrubar os vetos ao FNDCT!

peticao-vetos-fndctA Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convoca toda a comunidade científica, seus sócios e sociedades afiliadas, pesquisadores, professores e amigos da ciência a assinar a petição online pela derrubada dos vetos do presidente Jair Bolsonaro na Lei Complementar nº 177, sancionada em 12 de janeiro de 2021, sobre os recursos FNDCT, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

No dia 9 de fevereiro cientistas de todo o País se mobilizaram em um grande tuitaço pela liberação dos recursos da principal fonte de financiamento à ciência, tecnologia e inovação no País. Com a #cienciasalva, a mobilização conquistou o terceiro lugar entre os assuntos mais comentados no Twitter na noite de ontem. Parlamentares compartilharam as postagens e se comprometeram a apoiar a reivindicação dos cientistas no Congresso. A sigla FNDCT também entrou no ranking.

A mobilização em defesa dos recursos do FNDCT teve início com o lançamento, no dia 26 de janeiro, pela Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e mais de 90 entidades científicas, acadêmicas e tecnológicas de todo o País, do abaixo-assinado, que até o momento já passa de 110 mil assinaturas. O objetivo é chegar a 1 milhão de assinantes, para ser entregue a senadores e deputados, que revisarão os vetos ao projeto.

O QUE É O FNDCT?

O FNDCT é a principal fonte de financiamento de infraestruturas que permitem o desenvolvimento de ciência e tecnologias de ponta no País. O fundo está por trás das bancadas de laboratórios e pagamento de bolsas a pesquisadores até equipamentos complexos para possibilitar pesquisas inovadoras no País. Entre os exemplos de maior destaque, estão a mais alta estrutura da América Latina, o Observatório de Torre Alta da Amazônia; um dos maiores supercomputadores do mundo, o Santos Dumont, no Rio de Janeiro; e o gigantesco acelerador de partículas, o Sirius, no CNPEM, em Campinas.

O financiamento à ciência brasileira, por meio do FNDCT, é fundamental para que o Brasil possa desenvolver tecnologias e conhecimentos que promovam o bem-estar de todos, desde celulares, assistência médica, energia médica, construção de moradias populares, entre tantos exemplos.

No entanto, em cinco anos, mais de 12 bilhões de reais arrecadados para o FNDCT foram desviados para a reserva de contingência. Em 2020, senadores e deputados aprovaram por maioria absoluta o PLP 135/2020, que prevê a liberação desses recursos do FNDCT. Mas quando o projeto foi sancionado, a Presidência da República vetou dois artigos importantes que afetam diretamente a destinação dessa verba para a atividade científica no País. Se os vetos ao projeto de lei não forem derrubados, quase R$ 5 bilhões deixarão de ser investidos em CT&I no Brasil somente neste ano de 2021.

E como consequência, pesquisas e projetos serão paralisados, a economia será severamente afetada, bem como a vida de todos os brasileiros, já que todos nós dependemos de ciência, tecnologia e inovação.

Precisamos demonstrar nosso apoio aos parlamentares para que derrubem esses vetos. Como fazer isso?

1) Enviando e-mail aos 71 senadores e 385 deputados que votaram favoráveis ao projeto de lei (veja aqui a lista dos parlamentares e modelos de mensagens);

2) Assinando a petição online pela liberação total dos recursos do FNDCT, disponível neste link;

Apoie esta campanha! A ciência salva! Salve a ciência!

SBPC