Astronomia, biodiversidade, CT&I e coronavírus são temas das discussões desta quarta feira

Fique por dentro de tudo o que acontece esta semana na versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC

ASSISTA AQUI:

whatsapp-image-2020-08-20-at-13-37-17A programação desta quarta-feira, 02 de setembro, da 72ª Reunião Anual da SBPC traz discussões sobre astronomia, biodiversidade amazônica, política em prol da Ciência, Tecnologia e Invocação (CT&I) no País e a pandemia de coronavírus. Todas as informações sobre este ciclo do evento estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

O dia começa com a conferência “As grandes perguntas da astronomia no século XXI”, às 10h, promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Às 12h, a mesa-redonda “Usos sustentáveis da biodiversidade Amazônica” terá como expositores Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular do IQAr-Unesp, Ima Célia Guimarães Vieira, do Museu Paraense Emilio Goeldi, e Noemia Ishikawa, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A atividade será coordenada pela diretora da SBPC e pesquisadora sênior do Inpa, Vera Maria Fonseca de Almeida e Val.

Às 15h, a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) discute em painel  o “Plano Emergencial Anísio Teixeira: papel dos jovens pesquisadores na reconstrução do Brasil”, um projeto para a ciência brasileira lançado no final de agosto, com um conjunto de iniciativas que a entidade considera essenciais para a retomada do desenvolvimento econômico tendo por base a valorização da ciência, tecnologia e inovação.

Já na conferência das 18h, o diretor superintendente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Luiz Vicente Rizzo, falará sobre o “Coronavírus: da biologia ao tratamento e prevenção”. A atividade será apresentada pela diretora da SBPC, Lucile Maria Floeter Winter.

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além desta semana de setembro, o evento acontece em outubro (5 a 10), em novembro (3 a 7) e em dezembro (30/11 a 5/12). Todas as informações estão disponíveis no site http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/.

O acesso à programação geral é livre e gratuito, não necessitando de inscrição. Todas as informações sobre a 72ª Reunião Anual da SBPC estarão disponíveis no site do evento e serão compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet). As atividades serão transmitidas pelo canal da SBPC no YouTube.

Os interessados em participar dos WEBMinicursos em setembro devem se inscrever até esta quinta-feira, dia 3/09. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.

Consulte a programação aqui e participe!

Jornal da Ciência