Avanços científicos relacionados às doenças do Sistema Nervoso

A neurociência foi a área na qual aconteceram os maiores avanços científicos nas últimas décadas, destaca artigo da nova edição da Revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Ciência e Vida”. Acesse a publicação gratuitamente!

O avanço tecnológico permitiu uma verdadeira revolução na forma de estudar e compreender o sistema nervoso normal e doente. Isso é o que aponta artigo da nova edição da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Ciência e Vida”. A edição especial aborda as várias maneiras como a ciência e a tecnologia contribuem com diversos aspectos de nossa vida diária.

O artigo aponta que os neurocientistas hoje trabalham em áreas muito próximas à ficção científica, impulsionados pelos avanços tecnológicos. Membros robotizados, retinas eletrônicas, implantação de chips cerebrais e outras pesquisas vêm, em horizonte bastante próximo, auxiliar as pessoas com déficits variados e que as impedem de ter uma vida plena.

“Um dos pontos mais vibrantes está relacionado ao avanço tecnológico que permitiu uma verdadeira revolução na forma de estudar e compreender o sistema nervoso normal e doente. Um exemplo marcante desse avanço situa-se na busca da imagem do sistema nervoso. Quando comecei a trabalhar, não havia forma de ver e observar o sistema nervoso de um ser humano vivo”, conta Esper A. Cavalheiro, professor emérito do Departamento de Neurologia e Neurocirugia da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Segundo o pesquisador, a área tem progredido em passos largos, auxiliando no diagnóstico e tratamento de várias doenças – e podemos esperar ainda mais avanços. “Aguardemos com curiosidade os próximos anos ou décadas e confiemos na ciência para que conquiste, cada vez mais, a qualidade de vida desejada por todos”, diz.

Leia o artigo completo em:

https://revistacienciaecultura.org.br/?artigos=avancos-cientificos-relacionados-as-doencas-do-sistema-nervoso