Aziz Ab’Sáber: Um professor inesquecível

Edição especial da Ciência & Cultura traz depoimento da ex-aluna do geógrafo, Selma Simões de Castro, professora aposentada do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP)

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Este ano marca o centenário de nascimento do renomado Professor Azi Nacib Ab’Sáber, cuja influência perdura doze anos após seu falecimento. Ab’Sáber deixou um legado impressionante de estudos que se tornaram pilares no entendimento da natureza no Brasil. Sua memória é reverenciada não apenas por sua notável contribuição acadêmica, mas também pelas inesquecíveis aulas de Geomorfologia ministradas na graduação e pós-graduação em Geografia do Departamento de Geografia (DG) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Isso é o que discute artigo da edição especial da Ciência & Cultura, que celebra o centenário do geógrafo.

Diversas publicações e eventos têm honrado sua vida e obra. Destacam-se o número especial da Revista Espaço@Ação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), organizado por Lombardo (2007), que o descreve como “um geógrafo à frente de seu tempo”. Modenesi-Gauttieri et al. (2010) compilaram todas as suas publicações, fotos e entrevistas em “A obra de Aziz Nacib Ab’Sáber”. Além disso, Silva, Ramos e Cordeiro (2013) organizaram o seminário “Caminhos de Ab’Sáber. Caminhos do Brasil”, em sua homenagem.

Selma Simões de Castro, professora aposentada do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), colaboradora do Departamento de Geografia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-aluna de Aziz Ab’Sáber, relata que o geógrafo foi fundamental na formação de centenas de estudantes, dedicando atenção especial a cada um deles. Sua influência ultrapassou os limites da Geomorfologia, abraçando áreas como didática, ética, cidadania e metodologia de pesquisa em Geografia Física. “Ab’Sáber revelava uma consciência política e uma postura de resistência o que, de modo tão coerente, nos ensinava algo mais que Geomorfologia com sua atitude”, conta.

Ab’Sáber não apenas ensinava, mas também demonstrava a importância da relação entre natureza e sociedade, em diferentes escalas. Seu método incluía o uso de perfis, blocos diagrama e uma eloquência impecável, tornando suas aulas verdadeiros exemplos de prática acadêmica. Ele enfatizava a necessidade de considerar os impactos humanos na paisagem, desde o nível local até questões globais como as mudanças climáticas. “Sua abordagem já era multiescalar, multidisciplinar e multicritério”, conta Selma de Castro. “Aprendi, assim, o que era visão integrada, ou porque não dizer, geográfica. E que essa visão integrada e multiescalar é chave para compreender a paisagem. Era preciso ir além de olhar, era preciso ‘ver’ e ‘ler’ a paisagem”, finaliza.

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