Calendário de março destaca os irmãos Villas Bôas

A versão digital está disponível para download gratuito no site da SBPC

villas boas 2Os irmãos Villas Bôas são o destaque do terceiro mês de 2023 do calendário “Ciência, povos originários e defensores da floresta”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2023-2024) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

Uma das principais ambições do Estado Novo, regime político brasileiro implantado por Getúlio Vargas em 1937, era repetir a sanha colonizadora dos bandeirantes, ocupando e submetendo o interior do território brasileiro. Durante a Marcha para o Oeste, os irmãos Villas Bôas iniciaram sua jornada pelo sertão do Brasil. A expedição Roncador-Xingu abriu as portas do universo indigenista para os jovens recém-saídos de São Paulo.

Diferentemente da maior parte de seus contemporâneos, os irmãos Claudio, Leonardo e Orlando Villas Bôas não viram no indígena um empecilho a ser superado ou subjugado para o desenvolvimento nacional. Pelo contrário, foram pioneiros da sociedade não indígena a defender as populações originárias como a maior riqueza a ser preservada pelo país, em absoluta consonância com o meio ambiente que as permite subsistir. Foram defensores da proteção, autonomia e direitos dos povos indígenas. O “progresso sem destruição” tornou-se uma das principais marcas dos mais de 42 anos de atuação dos irmãos no sertão brasileiro.

Os esforços dos Villas Bôas legaram ao Brasil uma política indigenista mais avançada, centenas de quilômetros de matas e rios percorridos, marcos de coordenadas, vilas e municípios, além do Parque Indígena do Xingu, uma das maiores conquistas da luta indigenista brasileira.

Nesta edição, que cobre o período de janeiro de 2023 a junho de 2024, a entidade tem como objetivo homenagear pessoas, organizações e instituições que lutam em defesa de territórios, da inviolabilidade de suas culturas, dos saberes e pela valorização das populações originárias brasileiras.

Entre as personalidades, a obra destaca Chico Mendes, Dorothy Stang, Paulo Vanzolini, Bruno Pereira, Dom Phillips e Maxciel Pereira dos Santos, entre outros.

Faça aqui o download do calendário.

Jorna da Ciência