Celebrações do Centenário do Eclipse de Sobral recebem homenagens na Assembleia Legislativa do Ceará

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, foi um dos homenageados na solenidade realizada nessa quarta-feira, 22 de maio

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou nessa quarta-feira, 22 de maio, uma sessão solene em comemoração ao centenário do Eclipse de Sobral, cuja observação foi decisiva para a comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein. O fenômeno foi registrado em 29 de maio de 1919, e o município cearense apresentava condições ideais para a realização do experimento, o que atraiu um grupo de cientistas britânicos à cidade e culminou com a confirmação de uma das teorias científicas mais importantes do mundo.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, foi um dos homenageados na sessão.  A entidade, junto à Prefeitura Municipal de Sobral e o Governo do Ceará, com apoio do CNPq e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e do Observatório Nacional, promove desde maio de 2018, com o lançamento do Ano Municipal da Ciência em Sobral, atividades para celebrar os cem anos da observação desse eclipse que revolucionou a física moderna.

A secretária-regional da SBPC no Ceará, Claudia Linhares representou Moreira na homenagem, e repassou os agradecimentos a todos os apoiadores dessas atividades em comemoração ao Centenário do Eclipse de Sobral, entre eles, o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a Funcap, as universidades Estadual e Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Vale do Acaraú, o Instituto Federal do Ceará, a Prefeitura de Sobral, o Sindicato de Docentes das Universidades Federais do Ceará, e, sobretudo, a comissão local dos eventos.

“A Teoria da Relatividade Geral revolucionou o conhecimento humano sobre o universo, sobre a sua origem e a previsão de seu fim. O papel decisivo de Sobral nesse desenvolvimento deve, sim, ser celebrado no mundo inteiro como está sendo”, declarou Linhares.

Em sua fala, ela destacou a energia o que move os cientistas, cearenses e brasileiros – a mesma força que trouxe, na época em uma saga épica, cientistas britânicos, americanos e brasileiros para a então longínqua cidade de Sobral. “O que os move é o amor por fazer ciência, além da crença profunda que diante dos desafios que enfrentamos, é a ciência que nos dará os meios para alcançar prosperidade e bem estar social a nível global”, disse.

Linhares dedicou ainda a celebração à obstinação dos cientistas brasileiros em manterem a ciência do País viva. “Tomo como exemplo dessa comunidade o professor Ildeu de Castro Moreira, e sua sensibilidade de perceber a importância da ciência e agir prontamente na construção de um legado para a sociedade”, declarou.

O secretário-regional adjunto da SBPC-CE, Armênio Aguiar dos Santos, recebeu a placa de homenagem em nome de Ildeu Moreira.

A vice-governadora Izolda Cela, uma cidadã de Sobral, também foi homenageada com um certificado alusivo aos 100 anos do eclipse solar. A vice-governadora destacou que a observação do eclipse que levou à comprovação da Teoria da Relatividade “é algo inspirador e desafia Sobral mais ainda para termos mais coragem e alegria de enfrentar as dificuldades que se apresentam”.

Além do presidente da SBPC e da vice-governadora do Estado, foram homenageados o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno; o reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Augusto Sales Araripe; o reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Fabianno Cavalcante de Carvalho; o reitor da Universidade Estadual do Ceará, José Jackson Coelho Sampaio; o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; o representante da Comissão Local das Comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto; o diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Demerval Carneiro Neto e o presidente do Sindicato das Universidades Federais do Estado do Ceará, Ênio Pontes de Deus.

As festividades de comemoração ao centenário do eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein continuam na próxima semana, entre os dias 28 e 30 de maio, no Centro de Convenções de Sobral, com uma programação extensa e pesquisadores do Brasil e do mundo. O “Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral” será um momento para reafirmar a importância da cidade cearense para a história da ciência mundial, como destaca a secretária-regional da SBPC.

“Que a grande festa científica que Sobral preparou para receber expedições de cientistas que lá irão celebrar o mais importante eclipse do mundo, seja um sucesso. E que Sobral, com seus êxitos na educação e seu papel na ciência, continue a servir de inspiração”, concluiu Linhares.

Jornal da Ciência, com informações do Governo do Estado do Ceará