Cientistas brasileiros pedem mais apoio na luta contra coronavírus

Apesar de vários esforços, os sucessivos cortes na área da ciência e confusões geradas por orientações conflitantes impedem um combate mais adequado ao novo coronavírus no País, diz o presidente da SBPC, Ildeu Moreira, em entrevista ao Sputnik Brasil

Teve início hoje o prazo para submissão de estudos ligados ao combate ao novo coronavírus para os interessados em receber um apoio de R$ 1,5 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Enquanto isso, em outros estados, vários outros cientistas estão precisando também de ajuda para levar adiante pesquisas em torno do desenvolvimento de uma vacina de prevenção ao novo coronavírus, bem como de medicamentos para o tratamento da covid-19, enfermidade provocada pelo vírus.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o físico Ildeu de Castro Moreira, embora as instituições científicas de todo o País já estejam profundamente engajadas no enfrentamento à pandemia, há uma constatação de que é preciso que sejam liberados mais recursos, por parte do governo federal, para o sistema de saúde e para essas instituições que estão produzindo equipamentos e medicamentos e participando de outras atividades ligadas ao surto do coronavírus.

“No caso da ciência, é fundamental que, pelo menos, não nos cortem [recursos], como vem acontecendo ameaças aí na Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]. Então, é fundamental que tenha mais recursos para isso. Nós estamos empenhados junto ao Congresso Nacional para ter mais recursos nessa direção. E o Ministério de Ciência e Tecnologia fez uma solicitação de R$ 100 milhões adicionais, para editais e vários programas emergenciais. Nós estamos achando e defendendo no Congresso Nacional que esse valor deve ser multiplicado por cinco, porque é importante que tenha mais recursos para essa área”, disse o cientista em entrevista à Sputnik Brasil.

Ouça aqui entrevista.

Veja o texto na íntegra: Sputnik Brasil