Colocar a democracia no coração das decisões econômicas

Impactos das decisões econômicas sobre a natureza e a sociedade devem ser repensados para se atingir uma sociedade mais justa. Confira em artigo da nova edição da Ciência & Cultura

A eficiência na alocação dos recursos e os incentivos que os mercados oferecem aos agentes econômicos são importantes, mas não garantem uma alimentação suficiente e saudável para todos. Isso é o que discute artigo da nova edição da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Ciência e Vida”. A edição especial aborda as várias maneiras como a ciência e a tecnologia contribuem com diversos aspectos de nossa vida diária.

O paradoxo da fome em meio à abundância tomou uma nova feição no Brasil: o sistema agroalimentar do país é o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa do mundo e, no entanto, a fome e a desnutrição cresceram exatamente à medida que estas emissões aumentam. A hospitalização infantil por desnutrição atingiu, em 2022, o pior índice dos últimos catorze anos, como mostra pesquisa da Fiocruz.

Para Ricardo Abramovay, professor da Cátedra Josué de Castro e do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), é indispensável que a democracia atinja o cerne das decisões e das iniciativas econômicas e não esteja presente apenas nos mecanismos voltados à distribuição da riqueza. “A transição para sistemas agroalimentares saudáveis e sustentáveis depende de forte participação social e de instituições públicas voltadas à difusão de padrões alimentares e culinários saudáveis, mas também da descentralização de iniciativas capazes de desconcentrar a oferta alimentar e de promover a diversidade nos cultivos, nas criações animais e nas práticas culinárias”, afirma em artigo para a revista.

Leia o artigo completo em:

https://revistacienciaecultura.org.br/?p=3408