Começa hoje a Reunião Regional no Cariri

O evento terá como tema “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento” e será realizado de hoje a sábado no Crato (CE)

Começa hoje (02/05) a Reunião Regional da SBPC no Cariri, no Crato (CE), que será realizada até sábado, 6 de maio, na Universidade Regional do Cariri (Urca), com o tema “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”. A cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira, a partir das 19h, no Centro de Convenções do Cariri, na avenida Padre Cícero, 4.400, Muriti.

Mais de três mil pessoas estão inscritas para participar do evento, que irá contar com 17 conferências, 11 mesas-redondas e 34 mini-cursos, tratando de temas como meio-ambiente, políticas científicas, inovação e educação. Entre as conferências, a RR trará discussões sobre “Por que o Cariri necessita e merece mais dados de satélites?”, Resíduos sólidos, gestão e planejamento ambiental em regiões metropolitanas”, “Tecnologias geradas pela Embrapa Semiárido”, “2017-2018: Biênio da matemática Brasil”, “A situação da CT&I no Brasil”.

Já nas 11 mesas-redondas, os convidados debaterão temas como “A seca e os desafios na gestão de recursos hídricos nos semiárido nordestino”, “A importância da Biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe (Flona) para pesquisa científica”, “Cultura, Memória e Contemporaneidade”, “O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores” e “Os impactos da interseção arte e sociedade na formação e transformação de sujeitos-cidadãos-pensantes”, entre outros.

A edição deste ano da RR contará com 34 minicursos sobre temas como “Geoprocessamento aplicado à gestão pública”, “Escrita científica em látex”, “Plantas medicinais do Cariri e centro sul do Ceará”, “Cachaça: Tradição e inovações”, “Reaproveitamento integral de alimentos regionais”, “Horta escolar e ecoalfabetização: ajudando a construir uma escola com responsabilidade socioambiental”, “Geopark Araripe: conhecendo o único Geoparque-Unesco do Brasil”, “Cidadania, direito e acessibilidade”, “Microbiologia aplicada à saúde”, entre outros. As aulas serão ministradas no dia 03 de maio, com carga horária total de 4 horas.

Ciência para jovens

O evento conta ainda com a SBPC Jovem e Mirim, que traz uma programação voltada para estudantes do ensino básico. As atividades visam despertar o interesse dos jovens pela ciência, tecnologia e inovação. Instituições como a Agência Espacial Brasileira, Fiocruz e universidades como USP, UFRJ e Instituto Federal do Ceará, organizarão, em tendas montadas no ginásio poliesportivo da URCA, oficinas, jogos e demonstrações interativas de experimentos científicos.  A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) – um dos realizadores da RR no Cariri – trará um “ônibus da ciência”, um espaço itinerante onde os estudantes poderão participar de demonstrações e práticas lúdicas nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia. A lista com todas as atividades está disponível aqui.

Novidades

O Dia da Família na Ciência desta edição da RR será diferente e oferecerá aos participantes – mediante inscrição – um passeio ao Geopark Araripe, onde todos poderão visitar os geossítios, aprendendo mais sobre ciência e educação in loco. Será um passeio monitorado para quem quiser conhecer o primeiro geoparque das Américas e do Hemisfério Sul.

O Geopark Araripe é composto por nove geossítios e é reconhecido pela Global Geoparks Network (GGN) da Unesco. Distribuídos em seis municípios da Região do Cariri: Batateiras (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha), Colina do Horto (Juazeiro do Norte), eles cobrem uma área de quase 4 mil km2. A região preserva fósseis de insetos, plantas, répteis voadores, peixes em três dimensões, tartarugas e crocodilos, que ajudam a reconstituir uma história de mais de 120 milhões de anos.

Mais informações no site do evento.

Jornal da Ciência