Comissão geral debaterá situação do setor de ciência e tecnologia no Brasil

O debate será nesta quarta-feira, 12, às 9h, no Plenário da Câmara dos Deputados e contará com a participação da presidente da SBPC, Helena Nader

No dia 12 de julho, às 9h30, a Comissão geral da Câmara dos Deputados irá se reunir para debater “A Situação do Setor de Ciência e Tecnologia no Brasil, diante dos recentes cortes orçamentários, bem como sua relevância para o desenvolvimento do País – Marcha pela Ciência”. O Plenário da Câmara dos Deputados se transforma em comissão geral para debater com parlamentares, especialistas e representantes do governo a situação do setor de ciência e tecnologia no Brasil.

“O que nós queremos é que o Congresso, durante o debate do orçamento de 2018, amplie as verbas para a área de ciência e inclua um dispositivo que proíba o governo de contingenciar as verbas para esse setor”, afirmou o deputado Celso Pansera, que propôs o debate em razão dos recentes cortes orçamentários no setor.

Segundo o deputado, o governo federal anunciou cortes no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) de aproximadamente R$ 2,54 bilhões. Pansera ressaltou que esse é o menor valor para a área em 12 anos.

A comissão geral está marcada para as 9h30, no Plenário Ulysses Guimarães e contará com a presença de parlamentares, especialistas e representantes do governo, da academia e da sociedade civil. A presidente da SBPC, Helena Nader, estará presente.

Jornal da Ciência com informações da Agência Câmara de Notícias