Comunidade científica se mobiliza para reconstruir o Museu Nacional

Em entrevista ao Jornal Jovem Pan, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, falou sobre a mobilização de toda a comunidade científica para conseguir recursos emergenciais para a instituição. Moreira também falou sobre o corte orçamentário para a área de CT&I e da luta das entidades pela revogação da Emenda Constitucional 95, que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos e coloca em risco a CT&I nacional

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, disse ontem (04) durante entrevista ao Jornal Jovem Pan, transmitido pela Rádio Jovem Pan, que nesse momento toda a comunidade científica está mobilizada para conseguir recursos emergenciais para o Museu Nacional, após ele ter sido destruído por um incêndio no domingo (02). “Ontem (segunda-feira) tivemos uma reunião com os ministros da área para falar sobre o assunto. A SBPC, juntamente com a ABC, e mais de 40 entidades publicaram uma nota cobrando essas medidas emergenciais e cobrando uma recuperação imediata da instituição. É preciso ter um lugar para as pessoas trabalharem, é preciso ter a cessão de uma área – que o Museu estava reivindicando há muito tempo, para a construção de locais para novas reservas técnicas, para os funcionários, pesquisadores. E, também, analisar a questão da segurança do prédio, o que é um processo demorado”, explicou.

Moreira também falou sobre o corte do orçamento para a área de CT&I e a luta das entidades pela revogação da Emenda Constitucional 95, que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. “Temos batalhado para recuperar recursos essenciais para a ciência e tecnologia no País. A Emenda Constitucional 95 cristaliza uma situação de um patamar muito baixo de investimento. Por isso, todas as sociedades científicas estão a favor de sua revogação, pois ela é uma ameaça à ciência brasileira”, afirmou.

Escute aqui a entrevista na íntegra.

Jornal da Ciência