Confira a nova edição especial do Jornal da Ciência

Publicação, disponível para download gratuito em formato PDF, traz a cobertura da 73ª Reunião Anual da SBPC e da transição da entidade para a nova gestão

JC capaAlém de debater os grandes temas da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) brasileiras, a 73ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) registrou também a transição para uma nova gestão da entidade.

Por este motivo, a edição 794 do Jornal da Ciência que subiu hoje para o site está dividida em duas partes. A primeira é dedicada à 73ª RA, cujo tema este ano foi “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”. Organizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento trouxe debates sobre temas importantes de interesse da comunidade científica e acadêmica, desde as pesquisas sobre a covid-19 até debates sobre direitos humanos, questões sobre o meio ambiente, educação e investimentos em ciência e tecnologia. Pela segunda vez, a Reunião Anual foi realizada em formato totalmente virtual, em respeito às recomendações dos médicos e cientistas para conter o contágio do coronavírus.

A reunião teve 148 atividades que se estenderam entre os dias 17 e 24 de julho. Todas as mesas-redondas, conferências, painéis, sessões especiais e de bate-papo estão disponíveis na íntegra, em formato online, gratuito, no canal da SBPC no YouTube. Para esta edição do Jornal da Ciência selecionamos alguns dos debates mais relevantes como o que reuniu pesquisadores e cientistas em uma profunda reflexão sobre a centralidade da ciência no Brasil a partir de diversas perspectivas interdisciplinares.

Outra discussão fundamental foi sobre a educação, na qual foram apresentados os primeiros estudos do impacto da pandemia de covid-19 sobre o processo de aprendizagem. Problemas como distração, irritabilidade e até depressão foram identificados nesse período, quando comparados ao período pré-pandêmico.

No campo da saúde, a 73ª RA contou com uma concorrida conferência de Esper Kallás, médico infectologista e coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Kallás e outros especialistas trouxeram importantes questões e uma atualização sobre os estudos, tratamentos e a situação dos infectados da covid-19.

Parte dos textos sobre a 73ª RA publicados nesta edição foi produzida pela equipe de comunicação da UFJF, sob a coordenação da jornalista Bárbara Duque, a quem agradecemos pela parceria e colaboração.

A segunda parte da edição é dedicada à transição na SBPC. Após uma eleição que contou com a adesão de 60% dos sócios – o maior índice dos últimos dez anos – o filósofo, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, tomou posse em 23 de julho, último dia da 73ª RA, como presidente da SBPC para um mandato de dois anos.

Ribeiro vai substituir o físico Ildeu de Castro Moreira, que deixa o comando da entidade após dois mandatos muito bem-sucedidos, durante os quais enfrentou com garra e competência um dos piores ataques já sofridos pela CT&I brasileira, perpetrado pelo governo. Além de graves cortes orçamentários, Moreira enfrentou um negacionismo e um desprezo à ciência que há muito tempo não se via.

O Jornal da Ciência traz uma entrevista com o presidente Janine Ribeiro, um balanço geral da gestão que se encerrou dia 23 de julho e uma reportagem sobre a composição da nova Diretoria. A novidade é a presença majoritária de mulheres, que vão ocupar sete dos nove cargos na condução da SBPC pelo próximo biênio.

Baixe aqui o seu exemplar do Jornal da Ciência em PDF e boa leitura!

Fernanda Sobral

Vice-presidente da SBPC