Confira a programação científica da 72ª Reunião Anual da SBPC desta sexta-feira

Os destaques do último dia de programação científica deste ciclo são o painel “Modelos alternativos de desenvolvimento econômico para o País”, às 12h, e a conferência “Inteligência artificial e engenharias”, às 18h

O último dia de programação científica deste terceiro ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, nesta sexta-feira, 06 de novembro, contará com quatro atividades. Entre os destaques estão o painel “Modelos alternativos de desenvolvimento econômico para o País”, às 12h, e a conferência “Inteligência artificial e engenharias”, às 18h. O dia também contará com atividades promovidas Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Todas as informações sobre este ciclo da RA estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

A sexta-feira começa com a mesa-redonda “A expansão do ensino superior no nordeste: desenvolvimento regional e população”, organizada pelas entidades ABEP e Anpur, das 9h às 11h. Com coordenação de Ricardo Ojima, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a atividade contará com a participação de professora titular da UFRN, Wilson Fusco, professor do Programa de Pós-graduação em Demografia da UFRN e coordenador do GT Migração da Abep, e Monica Aparecida Tomé Pereira, professora na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Das 12h às 14h, a SBPC promove o painel “Modelos alternativos de desenvolvimento econômico para o País”, que será coordenado por Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, professor colaborador na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A atividade contará com o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Unicamp, e José Luís Oreiro, professor associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB).

Das 15h às 17h, a SBQ realiza a mesa-redonda “Química e desenvolvimento sustentável“, que será coordenada por Romeu C. Rocha Filho, professor associado do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O debate contará com a participação de Antonio Augusto Fidalgo Neto, pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Química Verde e Centro de Inovação Sesi, Arlene Gonçalvez Corrêa, professora titular do Departamento de Química da UFSCar, e Rafael Pedro Pellicciotta, gerente de estratégia, inovação & desenvolvimento de negócios da Braskem.

A programação científica será encerrada às 18h, com a conferência “Inteligência artificial e engenharias”, que será proferida por Roseli de Deus Lopes, professora associada do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP) e diretora da SBPC. A atividade será apresenta por Luiz Bevilacqua, professor emérito do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ).

O dia será encerrado com duas atrações musicais na SBPC Cultural, às 19h30. A primeira é a apresentação musical “Sobral apresenta Sanfona Sentida e Sumiço do Sol” da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seguida, acontece a apresentação musical “Delírios da pandemia (The fool on the hill – Beatles), com a Filarmônica da UFRN e Mad Dogs.

Todas as informações estão disponíveis no site http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/.

Jornal da Ciência