Congresso Nacional reativa Frente Parlamentar em defesa da CT&I

Iniciativa congrega 165 deputados e 43 senadores, reforçando o destacado papel da ciência entre os temas estratégicos em debate no Parlamento
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Foi relançada nessa quarta-feira, 3, no Senado Federal a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação. A iniciativa segue sob a batuta do senador Izalci Lucas (PSDB/DF), que originou a Frente há 10 anos, quando exercia mandato de deputado federal. Agora no senado, Lucas expandiu o grupo em parceria com o deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP), que responderá pela vice-presidência da Frente Parlamentar.

O evento reuniu dezenas de representantes da comunidade científica nacional, da indústria tecnológica brasileira e do governo federal, reforçando a parceria entre os diversos segmentos em prol da ciência brasileira. “Não dá para caminharmos sozinhos. Temos que caminhar juntos e de forma suprapartidária em defesa da ciência. O nosso partido é a ciência brasileira”, afirmou Lucas em seu discurso de relançamento da Frente.

A necessidade de união também foi destacada pelo deputado Vitor Lippi. “Não tem nada mais importante do que o conhecimento. O conhecimento transforma sociedades, transforma nações”, declarou. “Temos sempre que lembrar a tripla hélice – governo, universidade e empresas – e trabalhar juntos nas estratégias de como usar os recursos para obter o melhor benefício público”, complementou o deputado.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, prestigiou o evento e frisou a importância da frente parlamentar como via de divulgação das conquistas científicas brasileiras junto ao Congresso Nacional. Para o ministro, além de dar conhecimento aos trabalhos realizados pelos cientistas nacionais, a recomposição do orçamento do setor e a adoção de políticas voltadas para a reposição dos recursos humanos na cadeia de pesquisa científica são os principais desafios a serem superados para que o sistema de CT&I continue avançando. “Essas são as três coisas que pavimentam o caminho para o futuro”, reforçou Pontes. “A ciência é uma ferramenta de união. É isso que nós temos que fazer aqui: trabalhar juntos.” Marcos Pontes também frisou a necessidade de que a ciência volte a ser base para as políticas públicas. “As coisas têm que ser baseadas em pesquisas e em fatos reais.”

Os presidentes das comissões de CT&I da Câmara, Félix Mendonça Filho (PSD/BA); e do Senado, Vanderlan Cardoso (PP/GO), também estiveram presentes na solenidade e se comprometeram a trabalhar em uma agenda comum com a Frente Parlamentar Mista e em defesa do setor. A retomada da frente já conta com 165 deputados e 43 senadores entre seus membros, representantes de 22 partidos, reforçando o caráter suprapartidário das pautas em favor da ciência no Congresso Nacional.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, e a conselheira Fernanda Sobral participaram do evento, ressaltando a necessidade de união dos esforços da comunidade científica com o Parlamento. A Iniciativa para Ciência no Parlamento (ICTP.br) também marcou presença, representada pelo seu secretário-executivo, ex-ministro Celso Pansera, além dos presidentes das instituições que a compõem, como a SBPC.

Jornal da Ciência