Conheça o “Memorial Carolina Bori”

Portal reúne materiais que reconstroem a história da cientista pioneira e primeira mulher a presidir a entidade. Em janeiro de 2024, Carolina Bori comemoraria 100 anos e a SBPC prepara uma série de ações para celebrar seu centenário

WhatsApp Image 2023-11-13 at 13.48.02

Carolina Martuscelli Bori, renomada psicóloga e professora emérita da Universidade de São Paulo (USP), que também foi a primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), completaria 100 anos em 4 de janeiro de 2024. Em comemoração a esta data especial, a SBPC está preparando uma série de emocionantes iniciativas para celebrar o centenário dessa cientista e pioneira na área da psicologia experimental, que desempenhou um papel fundamental tanto na nossa instituição quanto no avanço da ciência brasileira.

Neste contexto, a SBPC acaba de lançar o “Memorial Carolina Bori“, um portal virtual que reúne depoimentos memoráveis da cientista, depoimentos gravados de pessoas que compartilharam experiências com ela, um gráfico de sua árvore genealógica acadêmica, uma ampla bibliografia e uma rica coleção de fotografias. Além de ser uma homenagem tocante a Carolina Bori, este memorial oferece valiosos recursos para pesquisas sobre a cientista e suas contribuições, bem como sobre a história da ciência e da política científica no Brasil.

É um projeto que não teria sido possível sem a competência da equipe do nosso Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH) – em especial, Áurea Gil e Bruno Roma -, com contribuições da Comissão nomeada pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, composta pela diretora da entidade, Fernanda Sobral (que também é a coordenadora da Comissão), Andréia Schimdt, Celia Silva Garcia, Deisy das Graças de Souza e Maria do Carmo Guedes.

Este portal está disponível para acesso gratuito no seguinte link: https://memorialcarolinabori.sbpcnet.org.br. Não deixe de visitá-lo!

Além do Memorial, no dia 6 de fevereiro, a SBPC realizará um dia inteiro de eventos em sua sede, localizada na Rua Maria Antônia, em São Paulo. Estão sendo planejadas mesas redondas que abordarão a atuação de Carolina Bori em diferentes instituições e seu legado como professora e pesquisadora. Pela manhã, teremos a honra de realizar a cerimônia de entrega do 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” a três notáveis mulheres cientistas, representando as áreas de Humanidades, Ciências Exatas e da Terra, e Biológicas e da Saúde. Carinhosamente, a Diretoria da SBPC refere-se a essas premiadas como “Carolinas”, em reconhecimento à multiplicação do legado de Bori na liderança feminina na ciência e na luta pelo seu avanço no País.

Carolina Bori foi eleita presidente da SBPC em 1987, após quase duas décadas de dedicação à entidade em diversos cargos, desde membro do Conselho, no ano de 1969, a secretária e vice-presidente. Ela desempenhou um papel fundamental na promoção de políticas e investimentos em desenvolvimento científico, inclusive nos desafiadores anos da ditadura militar, um dos períodos mais complexos da história do Brasil. Durante seu mandato como presidente, no período de redemocratização da sociedade brasileira, Carolina Bori destacou-se ao popularizar a ciência por meio de programas de rádio e conferências, buscando diminuir a distância entre o conhecimento acadêmico e o público em geral. Foi também durante sua presidência que a SBPC liderou os esforços da comunidade científica para incluir na Constituição Federal de 1988 o capítulo sobre Ciência e Tecnologia, entre outros artigos que tratavam dos direitos dos indígenas, meio ambiente, educação, e outros temas. Vale ressaltar que Carolina Bori pessoalmente entregou a proposta à Assembleia Constituinte em abril de 1987.

Embora Carolina Bori tenha nos deixado em 2004, seu legado perdura e continua a inspirar a SBPC e a comunidade científica brasileira. Este legado será celebrado de forma intensa em 2024.

Convidamos a todos a acompanhar a agenda de programação nos canais da SBPC e a participar dessas homenagens!

SBPC