Coronavírus faz cientistas adiarem encontro marcado para julho no RN

"Estamos integrados aos esforços de enfrentamento da pandemia e é essencial que todas as autoridades, órgãos públicos, empresas, organizações da sociedade civil e população em geral atuem em conjunto, solidariamente e de acordo com orientações científicas e médicas", diz nota divulgada hoje pela SBPC em conjunto com a UFRN.

Uma reunião agendada para julho, entre os dias 12 e 18, foi adiada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que reúne cientistas de diversas áreas do Brasil e do exterior.

O motivo são a pandemia de covid-19, doença causa por coronavírus, declarada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), e a necessidade de reduzir os contatos sociais para evitar proliferação dos contágios.

O cancelamento também revela que a comunidade científica não prevê desfecho tão cedo para a crise.

Esta é a primeira vez em 72 anos que a reunião anual da SBPC, maior encontro científico da América Latina, é adiada. A reunião ocorreria na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em Natal. A nova data ainda será definida e informada.

Desde que os encontros passaram a ser organizados, somente durante a ditadura militar houve alteração de programação. Na época, a reunião anual precisou ser transferida de Fortaleza para São Paulo. A reunião ocorreu na PUC (Pontifícia Universidade Católica) sob proteção de dom Evaristo Arns. Mesmo assim, não houve mudança de datas.

“Estamos integrados aos esforços de enfrentamento da pandemia e é essencial que todas as autoridades, órgãos públicos, empresas, organizações da sociedade civil e população em geral atuem em conjunto, solidariamente e de acordo com orientações científicas e médicas”, diz nota divulgada hoje pela SBPC em conjunto com a UFRN.

Veja o texto na íntegra: UOL