Cortes do governo podem causar ‘apagão científico’ em 2019

Capes tem bolsas ameaçadas, CNPq terá projetos limitados e Finep não cumprirá compromissos. Em reportagem da Folha de S. Paulo, o presidente da SBPC, Ildeu Moreira ressalta o papel da Finep na infraestrutura em universidades, apoio às empresas tecnológicas e a laboratórios. "Não adianta ter bolsa se o laboratório está parado", afirmou. "O CNPq tem recursos de sobrevivência basicamente"

Segundo a agência, as bolsas concedidas não estão ameaçadas para o ano de 2019, mas os cortes devem afetar o sistema brasileiro de pesquisa.

“A história comprova isso: nações que se desenvolveram efetivamente, que deram salto em busca de se tornarem mais prósperas e justas, valeram-se intensamente dos benefícios proporcionados pela pesquisa científica”, diz a carta.

A entidade afirma que o investimento atual em ciência no país chega a 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto) e apela para que esse valor seja aumentado para, no mínimo, 2%.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.