Debate sobre corte de investimentos e inauguração de um “Tesourômetro” no campus da UFMG

Painel eletrônico que mostra em tempo real cortes no orçamento federal das áreas de ensino superior, pesquisa, ciência e tecnologia será instalado nesta terça-feira na 69ª Reunião Anual

Após a instalação de um contador digital apelidado de “tesourômetro” na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em junho deste ano, o segundo painel da campanha Conhecimento sem cortes será inaugurado na tarde da próxima terça-feira (18/7) no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele ficará na entrada da universidade, de frente para a Avenida Antônio Carlos, um local de grande circulação de carros. O objetivo do contador é revelar ao público em tempo real o valor acumulado dos cortes de investimentos federais nas universidades federais e nos setores de ciência, tecnologia e inovação desde o início de 2015 e sensibilizar a população sobre o impacto negativo destes cortes para a produção nacional de conhecimento.

A inauguração do painel, que tem seis metros de largura por três metros de altura, será realizada logo em seguida ao encontro “As universidades e os professores diante da crise brasileira”, as duas atividades fazem parte da programação da 69ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que ocorrerá de 16 a 22 de Julho na UFMG.

A campanha de mobilização Conhecimento Sem Cortes é uma iniciativa liderada por quatro entidades sindicais – Associação de docentes da UFRJ (Adufrj), Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb) e Sindicato dos Trabalhadores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Sintifrj). Ela reúne cientistas, professores universitários, estudantes, pesquisadores e técnicos de universidades e institutos de pesquisas para denunciar o desmonte do ensino superior e da estrutura de produção do conhecimento que vem sendo promovido pelas drásticas reduções no orçamento federal destinado a essas áreas nos últimos anos.

“As universidades e os setores de ciência, tecnologia e inovação estão perdendo quinhentos mil reais por hora desde janeiro de 2015. Se os cortes atuais não forem suspensos, corremos o risco de que pesquisas de enorme relevância para a sociedade brasileira sejam interrompidas. Estudantes universitários que dependem de bolsas de permanência podem ser forçados a desistir de seus cursos e, além disso, a fuga de cérebros do Brasil para o exterior que já ocorre pode se intensificar ainda mais”, afirma Tatiana Roque, presidente da Adufrj.

“Crises são parte da história. Algumas Nações mostraram ao longo do tempo que investir continuamente em educação, saúde, ciência e tecnologia é uma opção viável e segura para vencer as dificuldades. Nesse momento de crise generalizada o Brasil ameaça enveredar por um caminho diferente desse. Ao invés de investir no futuro estamos comprometendo-o com cortes e corremos o risco de deixar um passivo incerto para as gerações vindouras. Os cortes sistemáticos em áreas estratégicas se contrapõem às facilidades dadas a aqueles alinhados ao poder. Mais uma vez corremos o risco de andar no sentido contrário das conquistas civilizatórias duramente conquistas ao longo das últimas décadas. Juntemo-nos em uma frente em defesa do País de forma que as futuras gerações não paguem pelos desmandos de uns poucos que se sentem donos dos destinos do nosso Povo”, declara Carlos Barreira Martinez, presidente da APUBH.

O encontro “As universidades e os professores diante da crise brasileira” começará às 13h e o tesourômetro será apresentado para a imprensa às 14h30. Neste momento, os cálculos do painel e a campanha serão explicados em detalhes. Os organizadores da campanha Conhecimento Sem Cortes estarão disponíveis para entrevistas.

Serviço:

Encontro “As universidades e os professores diante da crise brasileira” e inauguração do segundo Tesourômetro da Campanha Conhecimento Sem Cortes

Data: 18/07/2017 (terça-feira)

Horário: 13h

Local: CAD 2 – Sala C 207, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Campus Pampulha. Av. Antônio Carlos, 6.627 – Belo Horizonte, MG

Divulgação