Debates sobre pandemia, nanotecnologia e meio-ambiente são destaques da programação desta quarta-feira na 74ª Reunião Anual da SBPC

Reflexões sobre o bicentenário de Fritz Müller e aprendizados para o Brasil do futuro marcam quarto dia de atividades

No quarto dia de programação da 74ª Reunião Anual da SBPC (27/07), as mesas-redondas e conferências científicas trarão olhares sobre diferentes aprendizados para a condução do Brasil do futuro, envolvendo desde a preocupação com saúde e educação até a aplicação de novas tecnologias em prol do desenvolvimento do País.

A chegada da covid-19 será um ponto forte de reflexão nesta quarta-feira. Iniciando as atividades do dia, Pedro Rodrigues Curi Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas, apresenta a conferência “O Brasil está preparado para outra pandemia?”, sobre o futuro da ciência e tecnologia no Brasil após o impacto do novo coronavírus. A sessão acontecerá às 9h, no Anfiteatro 10 do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília (ICC/UnB) e contará com a apresentação de Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica e diretora da SBPC. O evento também será transmitido online.

Seguindo com as reflexões do período pandêmico, a mesa-redonda “Pandemia, direito à educação e desigualdade escolar: que Brasil é possível projetar a partir de hoje?” pretende debater os impactos do coronavírus na educação, como o aumento da exclusão escolar e o retrocesso nas políticas públicas de inclusão. A mesa é uma realização da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED) e contará com a presença da presidente da entidade, Geovana Mendonça Lunardi Mendes, e dos professores Romualdo Portela de Oliveira, da Universidade de São Paulo, e Ronaldo Marcos de Lima Araújo, da Universidade Federal do Pará. A atividade acontecerá às 13h no Anfiteatro 8 do ICC.

Nanotecnologia é tema de programação especial

No campo da inovação, a nanotecnologia ganhará uma série de atividades especiais no dia. A programação começará com a conferência “A nanotecnologia como um caminho sustentável para a agricultura brasileira”, que abordará sobre a Krilltech, uma empresa de inovação agrotecnológica nascida de uma parceria entre a Universidade de Brasília e a Embrapa. O evento começará às 9h no Anfiteatro 8 do ICC e contará com a participação dos professores Brenno Amaro da Silva Neto e Paulo Anselmo Ziani Suarez, ambos da UnB.

Já às 10h acontecerá a palestra “O pequeno-grande mundo: como a nanotecnologia está mudando nossas vidas”, com o professor Aldo José Gorgatti Zarbin, da Universidade Federal do Paraná. Na palestra serão abordados os principais conceitos envolvendo a nanociência e nanotecnologia, apresentando exemplos do nosso cotidiano. A ação será no Auditório 02 da Unidade Acadêmica (UAC), no campus Planaltina da UnB.

Encerrando a programação temática haverá a palestra “Nanociência e a cultura pop: dos filmes de super-herói para os laboratórios nas universidades”, uma atividade do programa SBPC vai à Escola que discute os avanços da nanotecnologia utilizando a ficção científica. O evento será apresentado pelo professor Victor Carlos Mello da Silva, da Universidade de Brasília, e acontecerá às 14h no Auditório Augusto Boal, que também fica no campus Planaltina.

Bicentenário de Fritz Müller e reflexões ambientais marcam programação

As questões ambientais também ganharão força nesta quarta-feira (27/07). Na conferência “Queimadas e incêndios na Amazônia: riscos, impactos e ações”, a pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Nacionais (CEMADEN),Liana Oighenstein Anderson, falará sobre a gestão dos riscos e impactos das queimadas e dos incêndios florestais na região amazônica, explorando também as mudanças nas relações entre a sociedade, o meio ambiente e o clima. O evento será remoto, às 9h, com a apresentação de Andrei Domingues Cechin, da Universidade de Brasília.

Às 10h acontecerá a palestra “Por que as florestas são importantes?”, também uma atividade do programa SBPC vai à Escola, que busca trazer a compreensão das florestas e a valorização da sua preservação e restauração. Quem comandará a palestra é o diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Sergio Lucena Mendes. Ele será no Auditório Augusto Boal, do campus Planaltina.

Encerrando a temática haverá a mesa-redonda “O bicentenário de Fritz Müller”, que comemorará os 200 anos do naturalista que ajudou a provar as teorias de Charles Darwin. O debate terá a presença de Mario Steindel, da Universidade Federal de Santa Catarina; Luiz Roberto Fontes, do Instituto Médico Legal de São Paulo; Lauro Eduardo Bacca, da Associação Catarinense de Preservação da Natureza; e Ildeu de Castro Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Será às 13h, no Anfiteatro 12 do ICC, com transmissão online.

A programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorrerá até o dia 30 de julho, de forma híbrida. As inscrições são gratuitas e seguirão até o fim do evento. Mais informações no site oficial: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

Jornal da Ciência