“Devemos consolidar o FNDCT e não extingui-lo”

Em depoimento para a nova série de vídeos do canal SBPC, “Grandes temas”, o pesquisador do Inpa, Adalberto Luiz Val, defende que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma das mais importantes ferramentas para um Brasil mais soberano, mais independente e com menos injustiças sociais

Adalberto Luis Val, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) engrossa a discussão sobre “Por que não podemos extinguir o FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)”, da nova série de vídeos do canal SBPC, “Grandes temas”. A série foi lançada na última semana e já conta com comentários do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e da vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da SBPC, Helena Nader.

“O FNDCT é uma das mais importantes ferramentas para um Brasil mais soberano, mais independente e com menos injustiças sociais. Devemos consolidar o FNDCT e não extingui-lo”, reforça o pesquisador do Inpa. Em seu depoimento, Val ressalta o papel estratégico do FNDCT, criado em 1969 para financiar o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil – “uma condição essencial para garantir a soberania de nossa nação”, afirma.

“Esse fundo foi conectado com os fundos setoriais, e se tornou essencial para as atividades de ciência e tecnologia no Brasil e também na Amazônia. Houve ao longo do tempo investimentos significativos originários no FNCDT no Inpa, incluindo a Torre Ato, e também em outras instituições e programas, envolvendo, por exemplo, a biotecnologia. Se queremos, de fato, integrar a Amazônia e produzir as informações que precisamos para protegê-la e usar o seu potencial para o desenvolvimento sustentável, precisamos ampliar de forma radical os investimentos regionais em ciência e tecnologia e, também, na fixação de recursos humanos qualificados”, argumenta Val. Confira o depoimento na íntegra neste link.

Para acompanhar o debate em defesa do FNDCT, basta acessar a playlist da série “Grandes Temas”, no Canal SBPC.

Jornal da Ciência