“Diante da covid-19, o papel da ciência se faz cada vez mais relevante”

A declaração é de Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, ao convidar para a Marcha Virtual pela Ciência, que será realizada no próximo dia 7 de maio. Envie seu depoimento e apoie esta manifestação!

Professores e pesquisadores de todo o País convidam para a Marcha Virtual pela Ciência, que será realizada no próximo dia 7 de maio. A iniciativa é da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e reúne depoimentos ressaltando a importância da ciência no enfrentamento do coronavírus e a necessidade de todos lutarem pela ciência, pela educação e pela saúde no País. Os vídeos são uma das maneiras que as pessoas podem participar da manifestação que acontece na próxima quinta-feira. Além de depoimentos, em vídeo ou por escrito, os interessados também podem fazer da Marcha criando ou participando dos painéis online, compartilhando os eventos, notícias e chamadas para a Marcha, e ainda comando forças às duas ondas de tuitaço no dia 7, uma às 12h e outra às 18h.

Entre os participantes desse chamamento para a manifestação está Fernanda Sobral, professora de sociologia aposentada da Universidade de Brasília (UnB) e vice-presidente da SBPC, que em seu depoimento ressalta que a Marcha Virtual pela Ciência pretende evidenciar a importância da ciência e do Pacto pela Vida. “Diante da covid-19, o papel da ciência se faz cada vez mais relevante, uma vez que só ela traz a confiabilidade das informações e expressa medidas preventivas e corretivas que devem ser tomadas. Contudo, é também o momento de mostrar o que as ciências humanas e sociais podem fazer pela pandemia”, declara. Sobral diz ainda que, além dos perigos da vida humana, os impactos sociais e econômicos serão enormes, mas que podem ser reduzidos se políticas públicas forem implementadas visando proteger os mais vulneráveis, além das medidas para recuperação econômica.

Gulnar Azevedo e Silva, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), destaca que a grave crise sanitária mostra a cada dia o quanto é importante o investimento em ciência, tecnologia e inovação para minimizar os efeitos da covid-19. “Essa pandemia chegou ao Brasil depois de sucessivos cortes na ciência e na saúde universal, que tem sido atacado fortemente nos últimos anos. Precisamos aumentar nossa capacidade de resposta e mostrar para a população que o conhecimento científico aliado à defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) são as principais armas que temos hoje para salvar vidas. Mais do que nunca, temos de caminhar juntos em defesa da saúde, da educação, da ciência, da tecnologia e pela democracia.”

A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, lista algumas atividades que a instituição tem realizado para o enfrentamento da covid-19. “A UFRJ tem um grupo técnico multidisciplinar trabalhando desde fevereiro para ajudar a sociedade a combater essa doença que pode ser muito grave e que causará, infelizmente, muitos óbitos. Não só na emissão de boletins técnicos, como também de ações como diagnóstico molecular dos profissionais da saúde ligados aos nossos hospitais e de outros públicos do Rio de Janeiro”, afirma. Ela conta ainda que os pesquisadores da universidade estão desenvolvendo outras metodologias de testes diagnósticos, estudando possibilidades de novos medicamentos e também avaliando a possibilidade de uma vacina. “A UFRJ unida conseguirá ajudar a população brasileira a enfrentar essa doença que pode causar óbito. Para nos ajudar, fique em casa.”

PARTICIPE

Todos podem participar desta etapa da campanha que antecede a Marcha virtual pela ciência de produção de depoimentos curtos. Abaixo algumas sugestões de perguntas que os participantes podem responder:

  • Por que a ciência é importante para o enfrentamento da pandemia?
  • Por que o isolamento social é uma ação fundamental neste momento?
  • Que outras medidas deveriam ser adotadas?
  • Se a ciência brasileira tivesse um orçamento mais adequado, poderíamos estar melhor preparados para o enfrentamento da pandemia?
  • Como a sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus?

O vídeo deve ter duração de 30 segundos a dois minutos.  O participante deve se apresentar brevemente no início – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Sugerimos encerrar o vídeo com a frase: “Fique em casa com a Ciência”.

Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet).

Alternativamente, é possível também enviar uma declaração por escrito, em uma frase com até 120 caracteres. Neste caso, também solicitamos que a pessoa envie uma breve apresentação – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa – junto ao seu depoimento. E se desejar, seu endereço nas redes sociais, para linkarmos.

Os depoimentos, tanto escritos quanto por vídeo, devem ser enviados para o e-mail marchavirtual@sbpcnet.org.br, junto com uma frase que autorize a divulgação do mesmo pela SBPC.

Veja aqui como você pode participar da Marcha Virtual pela Ciência.

Vivian Costa – Jornal da Ciência