Direitos humanos, saúde e meio ambiente são os destaques do último dia de programação científica da 73ª Reunião Anual da SBPC

Veja a programação desta sexta-feira e participe!

ASSISTA ÀS ATIVIDADES: Conferências, Mesas-redondas e Painéis | Sessão de Pôsteres | SBPC Cultural | SBPC Jovem e Família

CONSULTE AS PROGRAMAÇÕES: Conferências, Mesas-redondas e Painéis | Sessão de Pôsteres | SBPC Cultural | SBPC Jovem e Família

No último dia de programação científica, a SBPC realiza oito atividades. A sexta-feira, 23 de julho, contará também com sessões promovidas por sociedades científicas, dentre elas, Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

Das 9h às 11, a SBPC realiza três mesas-redondas. A primeira, intitulada “Estado e violência nas prisões, nas aldeias e na vida cotidiana” será coordenação de Ennio Candotti, diretor do Museu da Amazônia (Musa) e presidente de honra da SBPC. Os palestrantes da atividade são Daniel Sarmento, professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fábio Magalhães Candotti, professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Felipe Cruz Tuxá, professor na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

WhatsApp Image 2021-02-25 at 13.33.15A mesa “Despejo e violência contra indígenas e quilombolas durante a pandemia” será coordenada por Alfredo Wagner Berno de Almeida, professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da UFAM. Carmen Lúcia Silva Lima, professora associada I do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Davi Pereira Júnior, The University of Texas at Austin, e Felipe Pereira Jucá, da UFAM, participam como palestrantes.

A terceira atividade, intitulada “Universidade empreendedor: desafios e tendências”, será coordenada por Alan Ferreira de Freitas, professor do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os palestrantes são Paulo Afonso Granjeiro, professor associado II do Campus Centro Oeste da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Luiz Henrique Catalani, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e Leandra Santos Baptista, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A entidade também realiza dois painéis, das 9h às 11h. O primeiro painel “A situação da pandemia no Brasil” será coordenado por Helena Bonciani Nader, professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente de honra da SBPC. A atividade contará com José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde, Gonzalo Vecina, professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP e professor do mestrado profissional da EAESP/FGV, Ligia Bahia, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e secretária regional da SBPC no Rio de Janeiro (SBPC-RJ), e Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, médico pesquisador do Instituto Evandro Chagas (IEC).

O segundo painel, intitulado “A questão mineral: múltiplos olhares a partir das ciências humanas”, terá Bruno Milanez, da UFJF, como coordenador. O debate contará com a participação de Maíra Sertã Mansur, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Raquel Giffoni Pinto professora do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense  (UFF), Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Tádzio Peters Coelho, professor do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Lucas Magno, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais  (IF Sudeste-MG).

Às 16h30, a SBPC realiza as três últimas conferências da programação científica. Uma delas abordará as “Ações afirmativas na pós-graduação: perspectivas para a pesquisa no Brasil”. Proferida por Paulo Vinicius Baptista da Silva, coordenador do Projeto de Internacionalização da Universidade Federal do Paraná (UFPR) “Relações de Poder”, a atividade será apresentada por Julvan Moreira de Oliveira, professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Educação (vinculado à linha Discurso, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Marcos Gleizer, professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), irá realizar a conferência “Espinosa e a função da afetividade nos processos de formação das crenças”. O apresentador será Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, professor emérito da UFRJ e presidente de honra da SBPC.

A terceira conferência “Multilateralismo basado en el conocimiento para una nueva gobernanza” será proferida por Federico Mayor Zaragoza, presidente de la Asociación Española para el Avance de la Ciencia (AEAC). A atividade será apresentada por Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC. Ennio Candotti, diretor do Musa e presidente de honra da SBPC, Renato Janine Ribeiro, presidente eleito da SBPC e professor da USP, e Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório de Bioinformática e da Unidade de Genômica Computacional DFA no Laboratório Nacional de Computação Científica/MCTI e diretora eleita da SBPC, serão os comentaristas.

Nesta sexta-feira, 23, às 21h30, a atração da SBPC Cultural é o videoclipe Akuandub, faixa composta e gravada em período de isolamento social como parte do espetáculo audiovisual on-line Utropicália, realizado pela banda Mauloa, após a sessão de encerramento do evento. Com uma mensagem ambientalista, a faixa é inspirada pela mitologia indígena dos Araras, na região do Pará, e remete a Akuanduba, Deus da Criação, responsável também por manter a harmonia das coisas pelo soar de sua flauta. Composta por Victor Sampaio e Tiago Croce, a faixa instrumental tem por protagonista a flauta de Pedro Alfeld. Esse também é um trabalho que contou com o apoio do Prêmio Janelas Abertas.

Todas as informações estão disponíveis no site do evento: http://www.ra.sbpcnet.org.br/73ra.

Jornal da Ciência