Ditadura militar e chegada dos cientistas sociais à SBPC são temas de novo episódio do podcast “O Som da Ciência”

Em sua quinta temporada, podcast faz uma linha do tempo dos 75 anos da entidade científica; episódio conta com a participação do historiador Bruno Roma e de trechos da obra “Ciência para o Brasil”

Após a sua criação nos anos 1940, lutando por melhores condições de trabalho aos pesquisadores do Instituto Butantan, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ampliou sua atuação e participou ativamente na construção do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mas a chegada da década de 1960 traz um novo obstáculo à entidade e à liberdade da ciência brasileira: a ditadura militar. No segundo episódio da quinta temporada do podcast “O Som da Ciência”, o tema é o período de censura e como a presença de cientistas sociais na SBPC impulsionou novos debates.

O episódio conta com a participação do historiador Bruno Roma, que integra o Centro de Memória da SBPC, além de trechos da obra “Ciência para o Brasil: 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”, organizado por Helena Nader, Vanderlan Bolzani e José Roberto Ferreira. O livro está disponível para download gratuito no site do Acervo Digital da SBPC.

“O Som da Ciência” é produzido pela equipe de Comunicação da SBPC, que também assina o roteiro, design de som e edição. Pode ser ouvido nas principais plataformas – AnchorSpotifyRadio PublicStitcherTuneInAmazon Music e Apple.

Ouça, compartilhe e assine o feed para receber todos os novos episódios.

Rafael Revadam – Jornal da Ciência