Divulgando a ciência e a cultura

Publicação histórica da SBPC retoma atividades celebrando o bicentenário da Independência

A revista Ciência & Cultura marca seu retorno ao cenário da divulgação científica brasileira. Após ter suas atividades interrompidas no início de 2021, a publicação histórica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) retorna em 2022 reformulada e modernizada para se tornar inteiramente digital e online — mas sem perder seu perfil original que a tornou um dos mais importantes veículos de divulgação científica do país.

O objetivo central desta reestruturação é ampliar o seu alcance e o seu impacto na sociedade, além de adaptá-la aos novos tempos da internet e das comunicações digitalizadas.

“A SBPC está tentando modernizar sua forma de comunicar a ciência utilizando novas mídias com a intenção de ampliar a divulgação cientifica para atingir um público mais amplo”, explica Fernanda Sobral, pesquisadora emérita da Universidade de Brasília (UnB), vice-presidente e supervisora das publicações da SBPC.

Criada em 1949, um ano após a fundação da SBPC, a Ciência & Cultura foi idealizada por José Reis (1907-2002), que a dirigiu de 1949 a 1954 e de 1972 a 1985. Para marcar o retorno da revista, a primeira edição será sobre o “Bicentenário da Independência do Brasil — Povos e Lutas”.

A reportagem completa sobre o relançamento da publicação está na nova edição do Jornal da Ciência Especial que está disponível para download gratuito.

Baixe seu exemplar e boa leitura.

 

Chris Bueno – Jornal da Ciência