Djalma Guimarães é o homenageado no calendário da SBPC em dezembro

Guimarães se tornou reconhecido nacional e internacionalmente pela descoberta em Araxá (MG) das jazidas de pirocloro, fonte de nióbio, um elemento químico que tem muitos usos na indústria, como na produção de ligas de aço de alta resistência e até como camada protetora de telescópios espaciais

djalma-guimaraes-dezembroO engenheiro Djalma Guimarães é o homenageado no calendário da SBPC no último mês de 2020 no calendário “Grandes Feitos da Ciência Brasileira”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2020-2021) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

Djalma Guimarães, que se formou em engenharia de minas e civil no ano de 1919, na Escola de Minas em Ouro Preto, tornou-se reconhecido nacional e internacionalmente pela descoberta em Araxá (MG) das jazidas de pirocloro, fonte de nióbio, um elemento químico que tem muitos usos na indústria, como na produção de ligas de aço de alta resistência e até como camada protetora de telescópios espaciais. Ele participou da criação do Instituto de Pesquisas Radioativas e dirigiu os mais importantes órgãos nacionais e estaduais na área das Geociências. Em 1974 foi homenageado postumamente com a criação do Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, hoje incorporado ao Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte.

O calendário destaca personalidades e instituições históricas, que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade. Também apresenta os jovens e proeminentes pesquisadores, a nova geração que leva adiante, com muita competência, esse legado de busca e compartilhamento de novas ideias e soluções para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência