Do luto à luta: ações da SBPC em maio

A entidade se mantém alerta aos desmontes no setor e se uniu a entidades científicas e da sociedade civil em grandes frentes de defesa nas questões mais urgentes neste momento: a vida, a saúde e o SUS, a vacinação gratuita para todos, solidariedade aos mais atingidos pela crise econômica, o meio ambiente, a democracia, a ciência, a educação. Veja as ações no 5º mês do ano

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua alerta ao desmonte das políticas públicas sanitárias, científicas, educacionais, e socioambientais no País, principalmente neste período de desafios profundos, agravados pela pandemia do coronavírus.

A entidade vem se posicionando firmemente desde o início da pandemia e se uniu a entidades científicas, acadêmicas e da sociedade civil em grandes frentes de defesa nas questões mais urgentes neste momento: a vida, a saúde e o SUS, a vacinação gratuita para todos, solidariedade aos mais atingidos pela crise econômica, o meio ambiente, a democracia, a ciência, a educação, etc.

No início de janeiro, o Jornal da Ciência publicou a reportagem “Retrospectiva: Do luto à luta” com as principais ações, manifestações e realizações da SBPC e suas secretarias regionais ao longo de 2020. Em março, o veículo publicou a matéria “Do luto à luta: ações da SBPC em um ano de pandemia” com as principais ações dos três primeiros meses de 2021. Mês passado repetiu com o texto “Do luto à luta: ações da SBPC em abril”. Dando continuidade a esta iniciativa, o Jornal da Ciência vai, mensalmente, atualizar nossos leitores sobre as ações da entidade para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas. Fique por dentro e faça parte!

MAIO

No dia 7, a SBPC divulgou apoio aos termos da manifestação da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e considera relevante ressaltar a gravíssima violação de direitos, que tem sido frequente nas operações policiais em favelas e ganhou enorme vulto na Chacina do Jacarezinho. Tal violação concerne à invasão policial de domicílios, sem mandado judicial, colocando famílias inteiras em risco na linha de fogo dos sucessivos tiroteios. Atente-se para assassinatos cometidos no interior das residências, disseminando pânico entre as famílias de moradores.

No dia 10, a SBPC e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) encaminharam uma carta ao líder do Governo Federal no Congresso Nacional, o senador Eduardo Gomes, solicitando a garantia da liberação imediata dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

No dia seguinte, em carta aberta a entidade e seu Grupo de Trabalho em Meio Ambiente afirmaram que o PL 3729/2004, em pauta para votação na Câmara, é “incompatível com a Constituição Federal e com a sustentabilidade ambiental presentes na legislação brasileira sobre licenciamento ambiental” .

No dia 12 a entidade divulgou a “Mensagem da Diretoria aos sócios da SBPC” na qual resume as ações realizadas durante a pandemia de covid-19 e conclama a participação dos sócios durante o período de votação nas eleições.

No mesmo dia, as entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) questionaram, em carta, o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a declaração dada em audiência pública na Câmara, em que afirmou que “o ministro Marcos Pontes acaba de receber R$ 5 bilhões a mais para o orçamento dele”. Segundo as entidades, “tais recursos não chegaram ao MCTI, nem se sabe onde estão” e solicitam informações precisas sobre onde está o valor. As entidades reforçaram que a liberação imediata desses recursos é essencial para evitar o colapso do Sistema Nacional de CT&I, a paralisação de importantes programas do CNPq, a descontinuidade de pesquisas e a paralisação de laboratórios, além de serem indispensáveis para apoiar atividades de desenvolvimento tecnológico e empresas inovadoras.

A Comissão Eleitoral da SBPC divulgou no dia 14 a Segunda Circular aos sócios com as indicações de candidatos feitas pelo Conselho e por grupos de sócios para concorrer aos cargos da Diretoria, do Conselho e das Secretarias Regionais da SBPC.

No dia 18 de maio, entidades que representam a comunidade de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) do País, dentre elas a SBPC, enviaram uma carta ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes, pedindo que ele convocasse imediatamente uma reunião do Conselho Diretor do FNDCT. O objetivo é atuar em conjunto para garantir que os R$ 5,1 bilhões da extinta Reserva de Contingência do fundo sejam imediata e integralmente liberados para a função estabelecida em lei, que é o financiamento da pesquisa científica e tecnológica.

No dia seguinte, a entidade criou em seu site institucional e em seus veículos – JC Notícias e Jornal da Ciência, a editoria sobre candidatos e processo eleitoral da SBPC.

No dia 21, o presidente da SBPC participou de audiência pública (virtual) na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), da Câmara dos Deputados. O tema do debate, que reuniu outras lideranças da área da ciência, ciência, tecnologia, educação e indústria, foi a liberação dos recursos do FNDCT ainda em 2021.

As matrículas para os WEBMinicursos da 73ª Reunião Anual da SBPC foram abertas no dia 24. Os minicursos abrangerão temas de diversas áreas do conhecimento.

No último dia do mês, 31, a entidade lançou virtualmente o livro “Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019”. Dividido em quatro capítulos, a obra narra como o eclipse solar de 29 de maio de 1919 tirou do anonimato o município cearense de Sobral (localizado a 230 km de Fortaleza), após astrônomos britânicos terem feito as observações decisivas na cidade. O eclipse foi observado simultaneamente por expedições britânicas enviadas a Sobral, no Ceará, e à ilha do Príncipe, na África. Mas, foram as fotografias feitas em solo brasileiro que colaboraram decisivamente para comprovar a previsão de Einstein sobre a deflexão da luz das estrelas nas proximidades do Sol, como previsto em sua Teoria da Relatividade Geral. O livro conta com 55 depoimentos de pesquisadores brasileiros e internacionais, autoridades políticas e científicas e moradores locais. A versão digital da publicação já está disponível no site da entidade.

Jornal da Ciência