Documentário “Eppur si Muove” conta história política da SBPC

O vídeo é parte de uma pesquisa de doutorado realizada na UFSC pelo professor Jorge Nogared e reúne narrativas pessoais e imagens da 70ª Reunião Anual da SBPC, em Maceió

O documentário “Eppur si Muove” procura estabelecer a íntima relação entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e as políticas de Ciência e de divulgação científica, a partir de narrativas pessoais e imagens da 70ª Reunião Anual da SBPC, em Maceió/2018.

O documentário foi idealizado como um dos elementos da Tese de Doutoramento do professor Jorge Alexandre Nogared Cardoso (Unisul/SC), sob orientação da professora doutora Araci Hack Catapan, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa realizada tratou de narrativas pessoais de participantes das Reuniões Anuais da SBPC, seja como organizadores ou público visitante.

Para a realização do documentário, o professor Jorge Alexandre contou com os trabalhos muito profissionais de dois estudantes de Cinema da UFSC. Fotografia, trilha sonora e edição foram desenvolvidas pelo acadêmico Italo Zaccaron. Também na edição e na direção esteve a frente o acadêmico Helvécio Hellich.

Em 2018, durante a Reunião Anual, imagens foram capturadas e encadeadas com imagens de arquivo da própria SBPC. Assim, o documentário estabeleceu uma linha argumentativa que se inicia com a fala de dois importantes membros da SBPC: A professora Helena Bonciani Nader (ex-presidente da SBPC e pesquisadora da Unifesp) e o professor José Monserrat Filho (pesquisador em Direito Aeroespacial e associado da SBPC). Num entremeado de falas, ambos relatam suas impressões sobre a Sociedade e sobre a Reunião Anual de 1977, famosa por ter sido uma grande marca da resistência da Ciência Nacional em relação ao regime ditatorial que vigorava no Brasil.

Deste momento histórico relevante, que aponta para a SBPC como uma entidade que luta constantemente pela produção e autonomia das pesquisas científicas, e pela divulgação junto ao público pesquisador ou leigo, o documentário passa a apresentar imagens atuais, de 2018, onde jovens percorrem os corredores da Mostra Científica ExpoT&C, uma das mais concorridas atividades das Reuniões Anuais, fortemente vinculada à divulgação de Ciência.

As imagens, então, são entremeadas por depoimentos de importantes membros da comunidade científica, jovens pesquisadores e público participante. A força das narrativas está centrada na relevância que atestam à SBPC e seus eventos anuais itinerantes para que a Ciência desenvolvida no Brasil e no mundo, seja em universidades, centros de pesquisa e escolas de Educação Básica, chegue cada vez mais a um número expressivo de pessoas.

Por fim, no documentário são apresentados painéis com artistas que povoam a cultura do estado de Alagoas, procurando aludir que tanto a Ciência como as Artes, em geral, fazem parte de um grande universo cultural das sociedades humanas.

Assista ao documentário.

Jorge Nogared – professor da Unisul e colaborador da SBPC