“É muita ignorância científica os bilionários acharem que vai dar pra fugir do planeta”, afirma Sidarta Ribeiro

O neurocientista cutuca os exploradores do espaço e frisa que o cuidado coletivo é essencial para o bem-estar individual

Sidarta Ribeiro se tornou um dos mais populares cientistas do Brasil ao tratar de temas como sono, sonhos, memória e psicodélicos. Em seu novo livro, Sonho Manifesto, Dez Exercícios Urgentes de Otimismo Apocalíptico, publicado pela Companhia das Letras, fala sobre a importância do imaginário para vislumbrar futuros melhores (e possíveis!) e traz muito da sabedoria indígena e ancestral para o debate.

Uma pessoa pode manter hábitos adequados e, ainda assim, ter uma saúde muito ruim, porque mora em uma cidade poluída

Neurocientista, biólogo e escritor, Sidarta é autor de outros cinco livros, entre eles o best seller O Oráculo da Noite: A história e a Ciência do Sonho, de 2019. Fundador e atual vice-diretor do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ele tem tornado seu discurso cada vez mais politizado e mostra como o nosso bem-estar está diretamente relacionado ao planeta. “Já existe abundância de recursos para todo mundo viver bem. Precisamos nos organizar e distribuir melhor as coisas.”

Veja a entrevista na íntegra: Mina