Edição impressa do Jornal da Ciência traz especial sobre a 70ª Reunião Anual

Edição será enviada a todos os sócios ativos da SBPC e está disponível em PDF no site da publicação. Hoje faz exatamente dois meses que se encerrou o evento, realizado pela primeira vez em Maceió, na Universidade Federal de Alagoas

capa-jc-781Leia o editorial na íntegra e acesse aqui a publicação:

Compromisso social com a Ciência brasileira

Há 70 anos nascia a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e já em 1949, entre os dias 11 e 15 de outubro, realizava-se a sua primeira Reunião Anual, em Campinas (SP). Desde então, as Reuniões Anuais acontecem ininterruptamente, em diferentes estados brasileiros, reunindo em cada edição mais de dez mil pessoas de todo o País e do mundo, em uma semana dedicada a discutir e divulgar os avanços científicos nas diversas áreas do conhecimento e debater políticas públicas para a ciência, tecnologia, inovação e educação do País.

Após passar por 27 cidades brasileiras e 19 estados, Maceió foi escolhida para sediar a 70ª Reunião Anual desta entidade. Foi a primeira vez que o Estado de Alagoas recebeu este evento. A proposta foi articulada com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas e com o apoio do Governo do Estado e do Maceió Conventions e Visitors Bureau. Foi uma imensa satisfação para nós que a realização deste evento, em um ano tão emblemático para a SBPC, tenha sido em um Estado com forte tradição cultural, que presentou o Brasil com grandes personalidades como Graciliano Ramos e o poeta Jorge de Lima, Zumbi de Palmares e Marechal Deodoro da Fonseca, Hermeto Pascoal e Djavan, Freitas Machado – que lutou pela institucionalização da Química no ensino superior brasileiro – e Nise da Silveira, uma das cientistas homenageadas deste evento.

O tema desta edição da Reunião Anual, “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, transmite a própria essência da SBPC, em seus 70 anos de existência, que é defender o progresso e o avanço do conhecimento científico na construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária.

A SBPC celebra seus 70 anos em um momento difícil para o País e para a ciência, tecnologia e educação. Coerente com a tradição da sociedade, nossa maneira de comemorar esse ano septuagenário é com uma ação contínua e persistente em defesa da democracia e de políticas públicas adequadas, com uma série de eventos que já estamos realizando por todo o Brasil, dentre eles, esta Reunião Anual.

Temos uma história intensa de atuação junto à sociedade brasileira, aos governos, às instituições de ensino e pesquisa, e às entidades científicas e acadêmicas, e estas comemorações certamente estão ligadas às ações da entidade pela educação, ciência e tecnologia, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, saúde pública e outros temas importantes para o País. Entre as questões que foram debatidas neste evento, está a formulação de propostas de políticas públicas nestas áreas para os candidatos ao Executivo e ao Legislativo nas eleições gerais deste ano.

Como estamos enfrentando muitos desafios decorrentes do retrocesso que vivemos no Brasil, em domínios variados da vida social, econômica e política, não poderíamos deixar de permear nossas discussões com essas preocupações pungentes. Questões centrais para o desenvolvimento do País são a educação, como base de tudo que se pretende construir, e o fortalecimento do nosso Sistema Nacional de CT&I, edificado com grande esforço nas últimas décadas e que está sofrendo um desmonte sem precedentes.

Foi uma semana de ricas discussões e intenso envolvimento da academia e da comunidade local nas atividades que realizamos, como a SBPC Educação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Cultural, SBPC Inovação, Sessão de Pôsteres, SBPC Jovem, ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência, que trouxeram mais de 20 mil pessoas à Reunião Anual. Para nós, este evento foi um catalisador no sentido de fazer com que as produções da ciência sejam valorizadas e tenham repercussão social, de modo que a ciência se consolide neste estado e no País como um instrumento importante para gerar transformações positivas na sociedade.

Essa 70ª Reunião Anual da SBPC gerou aprendizados, debates, documentos, manifestações e propostas concretas que certamente contribuirão com o enfrentamento dos grandes desafios do Brasil para os próximos anos. Esperamos, agora, que seu impacto seja localmente como o acendedor de lampiões de Jorge de Lima: contribua para acender em Alagoas, um estado no qual a C&T tem avançado significativamente nos últimos tempos, as chamas sucessivas e continuadas da ciência e da educação de qualidade.

“Um, dois, três lampiões, acende e continua/Outros mais a acender imperturbavelmente…” [O Acendedor De Lampiões, Jorge de Lima]

 

Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC

Jornal da Ciência