Educação e Ciência sempre: confira as ações da SBPC em julho

A entidade está presente e atenta às lutas por políticas públicas de saúde, educação, socioambientais e de ciência, tecnologia e inovação no País e em defesa da democracia, da justiça, da vida e dos direitos humanos

Neste momento em que o Brasil reencontra os valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) mantém a luta em prol de seus ideais e pela reconstrução do país.

Desde a sua fundação, em 1948, a SBPC tem participado ativamente de todos os momentos cruciais para a sociedade e para a ciência brasileira. O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

JULHO

No dia 2 de julho, membros da Diretoria da SBPC participaram do cortejo em comemoração ao Bicentenário da Independência na Bahia. A atividade contou com a participação de acadêmicos e integrantes de diversas instituições parceiras, inclusive da SBPC, representada na ocasião por Renato Janine Ribeiro, Cláudia Linhares Sales e Ildeu de Castro Moreira, respectivamente, presidente, secretária-geral e presidente de honra da entidade.

Em comemoração aos 75 anos da SBPC, o site Jornal da Ciência publicou uma série posts em suas redes sociais, acompanhadas por reportagens sobre sua história. O primeiro texto narrou como o período pós-guerra e decisões políticas em São Paulo impulsionaram manifestações em prol do setor no Brasil. A segunda reportagem especial abordou a ditadura militar e como a mobilização popular foi essencial para a realização das Reuniões Anuais. Na terceira , o site lembrou que SBPC participou ativamente da elaboração da Constituição de 1988. Quarto texto tratou da importância dos eventos científicos na história do Brasil. A criação do Jornal da Ciência e como a comunicação da entidade foi se adaptando a novos formatos e plataformas foi tema da quinta matériaÚltima reportagem tratou dos projetos de divulgação científica criados pela entidade: Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”, SBPC Vai à Escola, Centro de Memória e Acervo Digital. Os cards foram impressos em um mural para a tenda da SBPC na ExpoT&C, durante a 75ª Reunião Anual, em julho.

No dia 5, a SBPC promoveu debate sobre liberdade de imprensa que reuniu o professor Eugênio Bucci, a jornalista Natalia Viana e o presidente da entidade, Renato Janine Ribeiro. Todos afirmaram que a situação do fundador da Wikileaks fere a ética e a liberdade de imprensa.

No dia 12 de julho, presidente da SBPC entregou a Lula um abaixo-assinado por asilo político a Julian Assange. Idealizado por grupo de cientistas, jornalistas e entidades da sociedade civil, documento defende que condenações ao fundador do Wikileaks mostram abuso de poder e vão contra a liberdade de imprensa.

No dia 16 de julho, a SBPC, RedPOP e Fiocruz realizaram “Domingo com Ciência na Quinta”. O evento contou com mais de 160 atrações organizadas por universidades e instituições científicas do Rio de Janeiro e recebeu mais de 15 mil pessoas.

SBPC e Academia Brasileira de Ciências (ABC) publicaram documento em defesa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no dia 19. “O futuro do Brasil não pode estar atrelado a visões do passado”, afirmaram no documento.

No dia seguinte, 20 de julho, as entidades científicas e acadêmicas que compõem a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br) somaram forças à manifestação SBPC e da ABC contra possíveis movimentações no MCTI. O manifesto repercutiu em diversos veículos da imprensa pelo País.

De 23 a 29 de julho, a entidade realizou sua 75ª Reunião Anual na UFPR, em Curitiba, com uma participação expressiva de público. O maior evento científico da América Latina contou com mais de 44 mil participantes, entre as atividades online e presenciais.

SBPC