Educação e Ciência sempre: confira as ações da SBPC em novembro

A entidade está presente e atenta às lutas por políticas públicas de saúde, educação, socioambientais e de ciência, tecnologia e inovação no País e em defesa da democracia, da justiça, da vida e dos direitos humanos

Neste momento em que o Brasil reencontra os valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) mantém a luta em prol de seus ideais e pela reconstrução do país.

Desde a sua fundação, em 1948, a SBPC tem participado ativamente de todos os momentos cruciais para a sociedade e para a ciência brasileira. O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

NOVEMBRO

Em novembro, o primeiro tema do Especial da Semana do JCN foi Envelhecimento da população. O segundo tema do mês foi Longevidade, seguido de Crianças nas guerras. O último especial do mês teve como tema o Dia da Consciência Negra.

No dia 6 de novembro, a SBPC divulgou que recebeu 56 indicações para o 5º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. No total, 52 Sociedades Científicas Afiliadas participaram nomeando candidatas a esta edição, que premiará três pesquisadoras brasileiras destacadas de instituições nacionais.

No dia seguinte, 7 de novembro, a SBPC e UFPA lançaram a identidade visual e cartaz da 76ª Reunião Anual, além de anunciarem a abertura de inscrições do evento.

ABC, ANPG e SBPC protocolaram no mesmo dia uma ação judicial pedindo a anulação do Decreto estadual que muda regras para escolha da Direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

No dia 9 de novembro, a Diretoria da SBPC divulgou nota celebrando o lançamento do livro de memórias de sua Secretaria Regional em Pernambuco.

A entidade divulgou que a SBPC saiu em defesa do orçamento para Ciência, Educação, Cultura e Pesquisa Agropecuária em 2024. Em documento entregue a parlamentares, criticou a restrição de recursos destinados a esses setores.

Em agenda realizada nos dias 12 e 13 de novembro, o presidente da entidade, Renato Janine Ribeiro, foi a Brasília lutar pela retomada orçamentária da Ciência no País. Ele alertou que a atual proposta orçamentária federal para 2024 traz inseguranças ao setor.

No dia 13, a SBPC lançou o “Memorial Carolina Bori”. O portal reúne materiais que reconstroem a história da cientista pioneira e primeira mulher a presidir a entidade. Em janeiro de 2024, Carolina Bori comemoraria 100 anos e a SBPC prepara uma série de ações para celebrar seu centenário.

No dia 17, a entidade divulgou a “Carta ao MEC em defesa de mudanças estruturais na formação inicial de professores no Brasil”, elaborada junto à ABC, Consed, Consec, CNTE, FPME, Atricon e Todos Pela Educação, na qual pedem celeridade ao Ministério da Educação no avanço de medidas estruturais na formação docente.

ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet reuniu-se com o presidente da entidade, Renato Janine Ribeiro, no dia 17, na sede da SBPC, em São Paulo. Ela recebeu um documento com propostas para uma política de Estado que tenha a ciência como elemento fundamental para o desenvolvimento social e sustentável do País.

No dia 22, foi divulgada a análise realizada pela SBPC que mostra cortes em verbas da Capes e da Embrapa e  alerta que CNPq terá limitações para expandir o número de bolsas.

Jornal da Ciência