Eleições 2023 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Confira a proposta de Renato Janine Ribeiro, candidato à Presidência

A SBPC deu início em 29 de maio ao processo de votação das Eleições 2023 para os cargos da Diretoria (biênio 2023-2025), parte do Conselho (quadriênio 2023-2027) e das Secretarias Regionais (biênio 2023-2025). O prazo para votação vai até o próximo dia 19.

Como em eleições anteriores, os candidatos podem enviar um texto resumido (de até 5.000 caracteres) com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas estão disponíveis aos sócios na página das eleições: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2023/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos serão divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2023@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de Renato Janine Ribeiro, candidato à Presidência:

Caros sócios da SBPC,

Venho pedir seu voto para um novo mandato, dando continuidade ao que nossa comunidade confiou a mim e à atual Diretoria dois anos atrás. Como todos sabem, nosso mandato é curto e por isso mesmo é permitida uma reeleição consecutiva.

Na eleição anterior, propus dois pontos principais. O primeiro consistia na resistência ao negacionismo que então grassava em nosso País, mercê de um governo que se voltou contra a ciência, a cultura, a educação, a saúde, o meio ambiente e a inclusão social. Pois estes são justamente os valores que mobilizam nossa comunidade! Por isso mesmo, devemos fazer deles um círculo virtuoso, em que cada um alimenta o outro.

O segundo ponto era, desde as trevas em que vivíamos, já nos prepararmos para o momento em que a sociedade brasileira elegesse um governo comprometido com a vida e não com a morte, com a saúde e não com a doença, com o conhecimento e não com a ignorância, com a inclusão e não com a exclusão, com a cultura e não com a arrogância, com o ambiente e não com a devastação.

Isto significava, no segundo semestre de 2021 e por todo o ano de 2022, lutarmos para que a comunidade científica e todas as que partilham os demais valores que mencionei não perdessem o espírito de luta e a esperança. Foi o que fizemos, especialmente com as jornadas de luta e as viradas que promovemos.

Jornadas de luta foram sucessivas mobilizações, em que a SBPC convidava as mais de 170 sociedades científicas a nós afiliadas a realizarem eventos, num mesmo dia, cada uma autonomamente, mas com uma mesa redonda da SBPC que desse coordenação e sentido a todas as atividades independentes. Agregamos tuitaços, chamamos parlamentares, em suma, mobilizamos a quem pudemos.

Com a Virada da Independência, na véspera do dia em que principiava o 200.o ano do grito do Ipiranga, procuramos orientar nossas ações para celebrar e ao mesmo tempo discutir nossa separação da antiga potência colonial. Uma data com dois sentidos, um positivo, o da independência ela mesma, outro problemático, o da manutenção da escravatura e das hierarquias do antigo regime.

Assim, durante um ano e meio lutamos para manter a resistência e ao mesmo tempo formular propostas para o futuro. Agora, nossa diretoria tem a satisfação de dialogar com um governo que retoma os valores que prezamos, mas em relação ao qual nos mantemos, é claro, independentes. Não indicamos nomes para cargos, inclusive para manter essa liberdade de crítica, sempre que necessário.

Os próximos anos demandarão muito trabalho. A destruição foi enorme. E os desafios são novos. O meio ambiente tornou-se uma questão premente. A pobreza e miséria cresceram. A inclusão de minorias hoje é um assunto prioritário. Não podemos reprisar o passado, nem mesmo as experiências bem-sucedidas, pois parte delas exige um redesenho. Necessitamos, então, manter nossos ideais, mas com ações e propostas novas. É o que começamos, no início de 2022, com o Projeto de um Brasil Novo, uma série de seminários organizada pela vice-presidente Fernanda Sobral, de que participaram pesquisadores de todas as áreas e regiões do Brasil.

É o que continuaremos, com o apoio dos sócios e das sociedades científicas afiliadas.

Finalmente, quero lembrar que, embora não haja chapa para a eleição da Diretoria, nós funcionamos estes dois anos como uma equipe bem articulada, e por isso peço seu voto, não apenas para mim, mas para todos os candidatos à Diretoria. Tivemos duas mudanças, apenas: a profa. Miriam Grossi não quis pleitear a reeleição, pois passará um ano fora, e por isso está concorrendo a profa. Marilene Correia, do Amazonas; e a profa. Fernanda Sobral, não podendo disputar três vezes seguidas a mesma posição, aceitou concorrer a uma das três secretarias, enquanto a profa. Francilene Garcia se candidata a uma das duas vice-presidências.

Não deixe de votar! Em especial neste período, e embora não haja o atrativo da disputa, é muito importante prestigiarmos a SBPC e sua direção.

Saudações acadêmicas,

Renato Janine Ribeiro

Jornal da Ciência