Eleições 2023 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Confira a proposta de Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, candidata à Secretaria

A SBPC deu início em 29 de maio ao processo de votação das Eleições 2023 para os cargos da Diretoria (biênio 2023-2025), parte do Conselho (quadriênio 2023-2027) e das Secretarias Regionais (biênio 2023-2025). O prazo para votação vai até o próximo dia 19.

Como em eleições anteriores, os candidatos podem enviar um texto resumido (de até 5.000 caracteres) com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas estão disponíveis aos sócios na página das eleições: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2023/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos serão divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2023@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, candidata à Secretaria:

Inicialmente, gostaria de apresentar as minhas motivações para continuar na diretoria da SBPC. Quando Renato Janine me convidou para continuar, ainda que não mais na vice-presidência, dado que já participei de duas gestões nesse cargo, aceitei o convite considerando principalmente a coesão do grupo da diretoria. Essa coesão é muito importante para o melhor andamento das atividades da SBPC.  Além disso, conforme explicitado no meu curriculum vitae, as relações entre a universidade, à ciência e tecnologia e a sociedade sempre foram meu objeto de estudo. Porém, no decorrer da minha carreira acadêmica, achei que deveria contribuir mais ativamente na luta pela educação, ciência e tecnologia como faz a SBPC nos seus 75 anos de existência.  A participação na diretoria da SBPC representa uma oportunidade única nesse sentido.

Representação da SBPC em eventos

Em caso de impossibilidade de comparecimento do presidente e dos vice-presidentes da SBPC a eventos do executivo, do legislativo, do judiciário e de órgãos da sociedade civil concernentes à educação, ciência, tecnologia, inovação e direitos humanos, representar a SBPC e se manifestar a partir de subsídios fornecidos pela Diretoria e Conselho da Entidade.

Em caso de impossibilidade de comparecimento do presidente e dos vice-presidentes da SBPC a eventos das associações científicas afiliadas, representar a SBPC e mostrar a importância das ações por ela  desenvolvidas em conjunto com as sociedades científicas e a necessidade de  filiações de novos sócios.

Representação da SBPC em Comissões ou Conselhos

Atualmente estou participando do Conselho de Administração do CGEE e do Comitê Gestor do Fundo Verde Amarelo. Também tenho participado de reuniões preparatórias da Conferência Nacional de CT&I.

 Assessoria na supervisão e orientação das publicações da SBPC

Assessorar a vice-presidência na supervisão e orientação das publicações da SBPC, tais como o JC-notícias, o Jornal da Ciência, a revista Ciência e Cultura e os podcasts do Som da Ciência. Para o Jornal da ciência sempre se discute a pauta e possíveis entrevistados ou fontes para reportagens com a equipe de comunicação. No caso da revista Ciência e Cultura, a partir dos temas sugeridos pela comissão editorial, também são convidados editores para cada número que dão sugestões de autores para os artigos e fontes para as reportagens e podcasts.

Acompanhamento dos Grupos de Trabalho da SBPC

Acompanhar e estimular as atividades dos GT’s da SBPC que podem fornecer subsídios para a diretoria em diferentes questões, como, por exemplo, Política de Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação Básica,  Educação Superior,  Pós-Graduação, Meio Ambiente, Segurança Pública, Estado Laico, Direitos Humanos, Participação das Mulheres, dos Negros e Indígenas na Ciência, etc.

Coordenação dos eventos comemorativos referentes ao centenário de Carolina Bori

Em janeiro de 2024 será o centenário de Carolina Bori, primeira mulher a presidir a SBPC. Está sendo instalada pela SBPC uma comissão que deverá organizar o material a ser disponibilizado no nosso site junto com o Centro de Memoria e planejar eventos comemorativos.

Integração entre as ciências

           O Forum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALA) é uma articulação de cerca de 60 sociedades científicas dessas áreas, das quais a maioria é associada à SBPC. Deve ser incentivada a filiação  à SBPC  por parte daquelas sociedades  que ainda não o são, como também estimulada a integração das sociedades  das CHSSALA com aquelas de outras áreas de conhecimento pertencentes à SBPC   visando  a realização cada vez mais de  ações conjuntas tais como participação em GTs, debates, publicações, etc . A ideia é que “todas as ciências são humanas”.

Apoio à campanha de filiação de novos sócios

Auxiliar a Diretoria da SBPC e o secretário regional do DF na campanha para que sociedades científicas e também pesquisadores e estudantes se filiem à SBPC.

E, sobretudo, apoiar a SBPC na luta pela reconstrução de nosso país!

Jornal da Ciência