Eleições 2023 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Confira a proposta de Francilene Procópio Garcia, candidata à vice-presidência

A SBPC deu início em 29 de maio ao processo de votação das Eleições 2023 para os cargos da Diretoria (biênio 2023-2025), parte do Conselho (quadriênio 2023-2027) e das Secretarias Regionais (biênio 2023-2025). O prazo para votação vai até o próximo dia 19.

Como em eleições anteriores, os candidatos podem enviar um texto resumido (de até 5.000 caracteres) com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas estão disponíveis aos sócios na página das eleições: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2023/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos serão divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2023@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de Francilene Procópio Garcia, candidata à vice-presidência:

Iniciamos 2023 com ares de esperança na virada de página – numa virada rumo à reconstrução, mesmo que ainda reflexivos com as diversas lições aprendidas no enfrentamento da maior crise natural de nossas vidas e no processo de luta pela democracia em nosso país.

No Brasil o ano de 2023, início de um novo ciclo, inspira e mobiliza cada um de nós a se engajar e contribuir diretamente nesta virada de página – precisamos atuar para viabilizar mudanças e avanços que o país necessita – o Brasil precisa dar certo para todos. Após duzentos anos da nossa independência, ainda convivemos com imensas desigualdades sociais, pobreza, racismo, exploração predatória do nosso patrimônio natural, dentre outros desafios – este pode ser um momento precioso para se reerguer e concluir a construção de nossa identidade – uma Brasil inclusivo, justo e democrático.

A SBPC (e as sociedades afiliadas) representa a comunidade científica e acadêmica brasileira em todas as áreas do conhecimento – lideramos lutas em prol da ciência – uma peça-chave nesta reconstrução, e enxergamos a ciência como um bem comum da sociedade, à serviço do povo brasileiro em todas as áreas. A educação, outra bandeira de luta na SBPC, segue sendo o pilar fundamental para se estabelecer uma política de Estado para CT&I. Seguimos na luta lembrando o que está descrito em nossa Constituição Federal – o acesso à educação, à ciência, à tecnologia e à inovação são direitos dos brasileiros.

A competência científica já instalada no país, a infraestrutura de apoio à pesquisa, os ecossistemas de inovação e sua rica diversidade, apesar das descontinuidades históricas enfrentadas pelo sistema de financiamento, agregam talentos e institucionalidades que credenciam o Brasil a trilhar um novo caminho. Superado o ponto de partida do cumprimento das leis, com um CCT forte e um FNDCT ativo, a governança responsável, transparente e participativa, poderá ajudar neste processo de reconstrução. A virada de página requer um pacto com a sociedade – sinalizando para todos para onde a nossa ciência está caminhando. O amplo diálogo neste processo de reconstrução é essencial para organizar diretrizes e investimentos que irão mobilizar as competências da comunidade científica em agendas prioritárias para o país.

Esta virada de página precisa ainda considerar a capacidade de nossos jovens, força capaz de ajudar o país na superação de desafios nacionais que se apresentam com inspirações globais.  Precisamos reverter a evasão dos jovens cientistas. Precisamos oferecer educação inclusiva e de qualidade. Os jovens são movidos por sonhos e desafios – precisamos oferecer as condições para que todos se sintam estimulados a atuar na construção de um futuro possível.

Jornal da Ciência