Eleições 2023 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Confira a proposta de Soraya Smaili, candidata à Área E do Conselho

A SBPC deu início em 29 de maio ao processo de votação das Eleições 2023 para os cargos da Diretoria (biênio 2023-2025), parte do Conselho (quadriênio 2023-2027) e das Secretarias Regionais (biênio 2023-2025). O prazo para votação vai até segunda-feira, dia 19.

Como em eleições anteriores, os candidatos podem enviar um texto resumido (de até 5.000 caracteres) com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas estão disponíveis aos sócios na página das eleições: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2023/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos estão sendo divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2023@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de Soraya Smaili, candidata à Área E do Conselho:

Trabalho Intelectual para a Reconstrução da Ciência

A SBPC foi criada em 8 de julho de 1948 e é sempre bom lembrarmos a sua histórica criação e consistente atuação ao longo das décadas. Há alguns anos este dia também se tornou o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador e Pesquisadora. A trajetória da SBPC é de grande importância e interesse para a Nação, pois tem dado contribuições fundamentais tanto para a construção de políticas para o setor de Ciência e Tecnologia, quanto para a valorização e divulgação da Ciência, do cientista e do pesquisador e pesquisadora, além de discutir e atuar nas questões centrais e necessárias para o desenvolvimento do País.

São muitas as conquistas em cenários políticos diversos e às vezes adversos, nos quais a SBPC sempre se pautou pelo trabalho intelectual para a pavimentar e capilarizar o desenvolvimento científico do País. Mesmo em tempos adversos para a Ciência e para todos em geral, como os vividos nos últimos anos, a SBPC criou movimentos importantes para a ação conjunta, para a resistência e para a continuidade da Ciência.

Dentre estas ações citamos o esforço para manter a continuidade coesa e unida mesmo durante a pandemia, além do importante momento de criação da Iniciativa da Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) em conjunto com entidades como ABC, Andifes, Confies e Confap entre outras que compuseram esse importante movimento. A nossa unidade na ação pela Ciência teve excelentes resultados e possibilitou a aprovação do PL177 que possibilitará a utilização integral dos recursos financeiros do FNDCT. A união de forças também foi importante para reverter muitos dos cortes da Ciência e também o não contingenciamento de recursos.

Estes são exemplos que podemos seguir da nossa organização e para que possamos retomar o rumo da construção e da ampliação do conhecimento científico. Tive a grata oportunidade de integrar o grupo que criou a ICTP em uma sessão da Câmara dos Deputados, estando na ocasião como Reitora da Unifesp e representante da Andifes.

No momento temos a oportunidade de retomar os investimentos em C&T e por isso, podemos dar novos e maiores passos nesta direção da utilização do nosso trabalho intelectual e acadêmico para o desenvolvimento da Ciência.

Foi pensando neste caminho que aceitei o convite para participar da eleição do Conselho da SBPC e para o qual me apresento aos Sócios da Região SP. Além de estar na SBPC desde 1986, com a qual atuei durante o período da Presidência da ANPG em 1986 e anos depois como Secretária Regional São Paulo por 2 mandatos entre 2003 e 2007, quero agora contribuir para juntos e juntas trabalharmos pelos passos da caminhada, entre os quais saliento:

– A importância da atuação da SBPC em todos os espaços e fóruns dentro e fora da SBPC para que possamos discutir e estabelecer Políticas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, além das Políticas de Financiamento para o Setor;

– A importância histórica e os alicerces da SBPC na Ciência Nacional em linha com o tempo presente, trazendo os debates sobre a atualidade e os seus desafios atuais;

– Fortalecer parcerias e diálogos, tendo a SBPC como uma entidade suprapartidária e cada mais atuante nos movimentos de coalização em prol do desenvolvimento científico e das Políticas Públicas tendo como a Ciência em seu papel estratégico;

– Atuar em conjunto com todas as entidades em defesa da Ciência, mas também na implementação da Lei 177 com total aplicação dos recursos do FNDCT no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia;

– Apresentar cada vez mais a importância da valorização dos(as) cientistas e pesquisadores e pesquisadoras, ampliando o diálogo com a Sociedade, bem como o conhecimento sobre a Ciência.

– Com a SBPC podemos trabalhar para dar contribuições não só para o ambiente de Popularização da Ciência, como tem feito de maneira fundamental. Mas também auxiliando na criação de Políticas junto à CAPES e CNPq que poderão trazer a Divulgação Científica para o fazer diário dos pesquisadores, independente de suas áreas de atuação.

Finalizando agradecendo à SBPC e lembrando da importância da participação de todos e todas no pleito que se encerrará no dia 19 próximo.

Soraya Smailicandidata à Área E do Conselho.

Jornal da Ciência